Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: agazetabahia.com e Belmonte News
07/04/2015 - 09:26:32

A Câmara de Vereadores de Belmonte ficou superlotada nesta segunda-feira, 06, para assistir a votação das contas públicas do ex-prefeito Iêdo Elias, relativas ao ano de 2012.

O clima estava tenso na sessão que começou às 19 horas. Quem começou o primeiro depoimento foi o vereador Carvalho, ele chamou à atenção dos colegas para que os mesmos votassem com consciência, defendeu a harmonia entre os poderes e a independência dos mesmos lembrando que o Tribunal de Contas dos Municípios era apenas um mero auxiliar da Câmara de Vereadores.

Em seguida o presidente da Câmara, Alvino Matos, convidou o advogado Iêdo Elias a compor a mesa e lhe deu 30 minutos para apresentar as suas considerações e defesa. Iêdo começou o seu depoimento criticando o Tribunal de Contas dos Municípios. Segundo ele, o TCM nada mais era do que um “Tribunal de faz de conta”, já que, a sua composição é feita por indicação política.  O ex-gestor criticou também os processos burocráticos do órgão e o sistema que o mesmo usa que acaba penalizando os prefeitos e dificultando a aprovação dos exercícios financeiros.

Ao final, ex-gestor pronunciou que ainda não tem pretensões políticas porque a corrida eleitoral ainda está muito longe e se dirigiu aos vereadores dizendo que qualquer que fosse o resultado da votação o mesmo aceitaria.

O presidente informou aos vereadores que apenas respondessem SIM ou NÃO e que evitassem comentários e justificativas sobre os votos. Votaram favoravelmente à aprovação das contas, os vereadores Daco, Calango, Alvino, Lilico, Carvalho, Edalvo, Carlinho, Tilfin e Rosildo.  Por outro lado, se posicionaram de maneira contrária, Idinho e Turista. Sendo aprovadas as contas do ex-gestor por  09 votos contra  02, assegurando-lhe a sua permanência na corrida eleitoral.

Veja + Notícias/Política