Bahia, 31 de Março de 2015
POLÍCIA

Cinco guardas municipais de Eunápolis são presos pela PM em Santa Luzia com arma e drogas
Os suspeitos estão detidos na sede da 62ª CIPM de Camacan, de onde serão encaminhados para a coordenadoria de polícia de Ilhéus.
Por: Do G1 BA / A gazetabahia.com
31/10/2012 - 09:43:10
Foto: Tribuna de Ibicaraí

A Polícia Militar prendeu na madrugada desta quarta-feira (30) cinco guardas municipais de Eunápolis, município da região sul da Bahia, com uma arma com numeração raspada e drogas. O flagrante ocorreu na praça central de Santa Luzia, cidade a 140 Km de Eunápolis.

"Além da arma, apreendemos 300g de cocaína, R$ 551 em dinheiro, celulares, uma touca, uniformes, e a viatura da guarda municipal", conta o major André Rodrigues Castro.
 
Segundo policiais, o grupo tentou se livrar da arma ao perceber a aproximação da equipe. "Não houve reação porque foi uma ação surpresa. Eles estavam em volta do veículo e quando viram os policiais, um deles jogou a arma dentro do carro", afirma o major.
Um agente de saúde de Santa Luzia e um outro homem, que seria mediador das negociações, também foram detidos. A polícia suspeita que os guardas estavam negociando armas e drogas.
 
Os suspeitos estão detidos na sede da 62ª CIPM de Camacan, de onde serão encaminhados para a coordenadoria de polícia de Ilhéus.
 
Como nasceu a Guarda Municipal
 
O município de Eunápolis, formou no dia 31 de janeiro deste ano, a primeira turma da Guarda Civil Municipal. O evento que aconteceu na Praça da Bandeira, centro da cidade, contou com as presenças do prefeito Robério Oliveira, do seu secretariado, e do Comando da Polícia Militar em Eunápolis, do então capitão Cléber; do coordenador da Polícia Civil, Evi Paternostro; da vice-prefeita Maria Menezes; do presidente da Câmara de Vereadores, Ubaldo Suzart e da deputada Cláudia Oliveira.  
 
A Guarda Municipal de Eunápolis, composta inicialmente por 33 homens, se encontra nas ruas eunapolitanas, fazendo trabalho preventivo, orientando a comunidade que se destina às repartições públicas, nas escolas e orientando o trânsito e tem como comandante Jarbas Rocha.
 
 Eunápolis é o primeiro município da região a ter a sua guarda municipal, um serviço de segurança pública custeado com os recursos municipais.
 
Nos últimos dias, o trabalho da Guarda Municipal vinha sendo questionado pela população. A atuação de alguns componentes, não era condizente com a proposta dessa entidade, que nos últimos dias estava exercendo o papel de polícia, multando veículos, parando motos, e excedendo em suas ações, nas vias públicas da cidade.
Veja + Notícias/Polícia
POLÍCIA

Familiares confirmam que homens presos transportando armas e munições são mesmo de Itapebi
Eles foram presos pela Polícia Federal de Porto Seguro, com o apoio da Delegacia da Polícia Federal de Ilhéus.
PETROBRAS

Integrantes de força-tarefa vão à Suíça em busca de dinheiro desviado da Petrobras
Adarico Negromonte, irmão do ex-ministro das Cidades, Mário Negromente é suspeito de fazer o transporte de dinheiro vivo em nome do doleiro Alberto Youssef.
OPERAÇÃO LAVA JATOS

Nova fase da Operação Lava Jato deve ter como alvo mais de 300 políticos citados em várias delações
“Aqui não se faz crítica partidária, pois se desconhece ainda o alcance e a duração da prática criminosa”, diz ele.