Bahia, 28 de Março de 2024
SAÚDE

Eunápolis realiza Campanha de Vacinação contra sarampo e paralisia infantil
Com Postos volantes por toda a cidade, a Campanha seguirá até o dia 28 de novembro nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Por: SECOM-PME
07/11/2014 - 18:55:56

Seguindo o calendário nacional determinado pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Eunápolis, através da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado, 08/11, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Voltada às crianças de seis meses à cinco anos, a Campanha tem o intuito de manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil. 

Com Postos volantes por toda a cidade, a Campanha seguirá até o dia 28 de novembro nas Unidades Básicas de Saúde do município. Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: no primeiro dia da campanha, 8 de novembro, e no dia 22 de novembro, a meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo. 

A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como população alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos. Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. 

De acordo com o Secretário de Saúde, Mario Gontijo, a vacina oral poliomielite (VOP) é segura e são raras as reações associadas ao seu uso nas duas primeiras doses do esquema básico. Quanto à vacina tríplice viral, são poucas as reações como febre ou dor no local da administração, sendo geralmente bem toleradas.

Veja + Notícias/Saúde
EBOLA

Cerca de 20 mil casos de Ebola já foram registrados na África deixando 7.500 pessoas mortas
Casos também foram registrados na Espanha e nos Estados Unidos e, em outubro, foi identificado um no Mali.
SAÚDE

Médicos a serviços de laboratórios dizem em receitas, que medicamentos prescritos não devem ser substituídos
Trabalhadores das farmácias denunciam que, os médicos determinam exclusividade laboratorial, esquecendo o principal, que é o princípio ativo.