Pasmem. Somente os dois municípios, Porto Seguro e Itabela, circunvizinhos de Eunápolis, cidade localizada no extremo sul da Bahia, estão despejando 42% dos pacientes atendidos pela rede da Saúde Pública eunapolitana.
A notícia nada confortável para os usuários do SUS, em Eunápolis, foi revelada pelo secretário de Saúde do Município de Eunápolis, Mário Gontijo, durante a sua entrevista à emissora 98 FM, nesta sexta-feira, 19.
Mário detalhou que 14% dos pacientes atendidos pela Saúde em Eunápolis, são oriundos do município de Porto Seguro, e mais espantoso ainda foi quando disse que o município de Itabela, despeja 28% dos pacientes atendidos neste município.
Ele foi mais longe e denunciou que outros municípios da região utilizam de manobras e alugam casas em Eunápolis, onde colocam pacientes, para dali, serem encaminhados para as unidades de saúde eunapolitanas, com isso, aumentando o acesso aos postos de saúde e ao HGE, além das filas de ambulâncias na porta da unidade hospitalar.
Com a confirmação desses dados, existe algo de errado no sistema de saúde. Mesmo com a pactuação entre municípios, a carga sobre os ombros do município de Eunápolis é pesada demais e precisa ser corrigida.