Bahia, 10 de Julho de 2026
Por: Informação BNews
10/07/2026 - 15:13:19

Uma nova decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), colocou prefeituras baianas no centro de um suposto esquema de desvio de verbas federais. A medida cautelar revelou que municípios da Bahia receberam dezenas de milhões de reais em emendas parlamentares que teriam sido forjadas e controladas ilegalmente porValdemar Costa Neto, presidente nacional do PL e ex-deputado cassado, que sequer detém mandato eletivo.

A investigação aponta que um grupo de servidores da Câmara dos Deputados atuava como uma espécie de "gestão paralela". Eles montavam planilhas de distribuição de verbas conforme os interesses de Valdemar, inserindo falsamente nomes de deputados federais como se fossem os verdadeiros solicitantes para dar "ares de legalidade" às indicações.

O Portal da Transparência identificou ao menos três prefeituras baianas beneficiadas no esquema de manipulação, cujos repasses, somados, totalizam R$ 32.176.485,15:

Porto Seguro: Foi o município baiano com o maior volume de recursos sob suspeita. Recebeu uma emenda de Saúde no valor expressivo de R$ 24.999.298,00, empenhada em 26 de junho de 2024.

Veja + Notícias/Geral
ULDURICO PINTO

Após carta-consulta, ex-deputado constituinte Uldurico Pinto confirma pré-candidatura a deputado federal
Segundo aliados do ex-deputado, a decisão de colocar seu nome na disputa foi tomada após a avaliação positiva da carta-consulta, reforçando o projeto político para as eleições. Eles afirmam ainda que a candidatura segue mesmo diante de resistências de setores da cúpula da política baiana, com a expectativa de conquistar uma expressiva votação em diferentes regiões do estado.