Bahia, 17 de Abril de 2024
POLÍCIA

CAEMA recebe a ISO 9001, primeira unidade de polícia a possuir esta certificação no País
A certificação internacional ISO 9001 representa a obtenção de um valioso recurso de aprimoramento contínuo e melhoria dos serviços fornecidos.
Por: Ascom Caema
10/12/2014 - 19:06:23

A Cia Independente de Policiamento Especializado – Mata Atlântica – CIPE/MA, em Posto da Mata – BA, comandada pelo major Anacleto França Silva, recebeu nesta terça-feira, 08, a certificação do Sistema de Gestão de Qualidade ABNT NBR ISO 9001 da CIPE – MA, nesta ... a solenidade foi presidida pelo Comandante da Polícia Militar da Bahia, coronel  Alfredo Braga de Castro com as presenças de diversas autoridades, civis e militares, representantes de empresas e membros da comunidade do extremo sul baiano.

A certificação internacional ISO 9001 representa a obtenção de um valioso recurso de aprimoramento contínuo e melhoria dos serviços fornecidos.  Na iniciativa privada, certificar o Sistema de Gestão da Qualidade garante uma série de benefícios à organização, que vão desde o ganho de visibilidade frente ao mercado até a possibilidade de exportação para mercados exigentes ou fornecimento para clientes que queiram comprovar a capacidade que a organização tem de garantir a manutenção das características de seus produtos.

Já no âmbito da Polícia Militar, as vantagens e aplicações do sistema de gestão de qualidade são, entre outras, uma melhor organização que propicia o aumento da eficiência e eficácia nas atividades policiais militares, a criação de protocolos para padronização da atuação nas diversas ocorrências atendidas conforme legislação vigente e doutrina e a correção e aperfeiçoamento contínuos dos processos administrativos e operacionais. Além disso, a certificação ISO 9001 alça a CIPE – MA ao reconhecimento internacional de suas atividades, alinhando esta unidade especializada às principais organizações mundiais no que tange às peculiaridades da norma.

A Companhia Independente de Policiamento Especializado – Mata Atlântica, cuja área de atuação compreende os 21 municípios da região extremo sul da Bahia, tornou-se a primeira unidade de polícia do Brasil a possuir todos os seus processos, sejam administrativos ou operacionais do policiamento ostensivo, inteiramente certificados na NBR ABNT ISO 9001.

Este projeto foi realizado através da parceria entre a CIPE – Mata Atlântica e a coordenação de certificação da Suzano Papel e Celulosa S.A., tendo como certificadora a empresa “Bureau Veritas”. Para a obtenção do êxito nesta conquista, foram de fundamental importância o apoio do senhor Dr. Jorge Emanuel Reis Cajazeira, diretor de Relações Institucionais da empresa Suzano Papel e Celulose S.A. e do senhor Dr. Alexandre Bruno Moreno de Carvalho, sócio-diretor da empresa Simetria Parceria em Sustentabilidade Empresarial SS Ltda. O sucesso foi majorado por ter sido obtida a certificação com “zero não-conformidade”, ou seja, os auditores externos recomendaram à CIPE – MA sem nenhuma ressalva à obtenção do ISO – 9001.       

Veja + Notícias/Polícia