Bahia, 06 de Janeiro de 2026
Por: O Antagonista
05/01/2026 - 07:56:11

O ex-ditador da Venezuela Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Flores foram acusados de quatro crimes pela Justiça federal americana: conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos, e conspiração para posse desses armamentos em apoio a atividades criminosas.

O indicamento de 25 páginas detalha as ações que Maduro e Cilia teriam feito para serem alvo dessas acuações.

O documento também acusa o filho de Maduro, Nicolasito, e o ministro do Interior Diosdado Cabello.

Depois de 2013, essas ações continuam com Maduro já como presidente.

Venda de passaportes para traficantes

“Entre aproximadamente 2006 e 2008, enquanto atuava como ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Maduro vendeu passaportes diplomáticos venezuelanos para indivíduos que Maduro sabia serem traficantes de drogas, a fim de auxiliar os traficantes que buscavam transportar o dinheiro do narcotráfico do México para a Venezuela sob cobertura diplomática. Quando os traficantes precisavam transportar o dinheiro do narcotráfico do México de volta para a Venezuela, Maduro facilitava o transporte de aviões particulares sob cobertura diplomática para garantir que os voos não fossem vistos pelas autoridades policiais ou militares.”

Cobertura diplomática para embarques de drogas

“Nessas ocasiões, Maduro ligava para a embaixada da Venezuela no México para avisar que uma missão diplomática chegaria em um avião particular. Então, enquanto os traficantes se encontravam com o embaixador da Venezuela no México sob os auspícios de uma missão diplomática de Maduro, o avião era carregado com o dinheiro do narcotráfico. O avião então retornava à Venezuela sob cobertura diplomática.”

Veja + Comentários do Tomás

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Lewandowski deve deixar a pasta