Bahia, 10 de Agosto de 2025
Por: O Antagonista
09/08/2025 - 06:35:00

O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira, 8, que os congressistas que ocuparam as Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado nesta semana deveriam perder os mandatos. O líder da oposição na Casa Baixa, Luciano Zucco (PL-RS), criticou a fala, em nota.

“Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado. Verdadeiros traidores da pátria”, declarou Lula, durante discurso num evento de anúncio de investimentos do governo federal, em Rio Branco, no Acre.

Segundo a oposição na Câmara, a declaração do petista é “mais uma prova cabal de seu perfil autoritário, truculento e incompatível com a democracia“. “Lula, que já não esconde seu projeto de poder hegemônico, pretende criminalizar um ato político legítimo, realizado em um momento gravíssimo da vida nacional, em reação direta à denúncia da Lava Toga”.

Ainda de acordo a nota, a ocupação é “um instrumento de resistência democrática, usado inúmeras vezes pela própria esquerda“. “O PT, o PSOL e outros partidos aliados já ocuparam as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado em diversas ocasiões – no impeachment de Dilma Rousseff, para protestar contra a prisão de Lula, contra a Reforma da Previdência e contra a Reforma Trabalhista”.

As ocupações nesta semana foram feitas em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e para pressionar as Casas a avançarem com o projeto de lei da anistia, o impeachment do ministro e a PEC do fim do foro privilegiado para parlamentares. As Mesas foram desocupadas após acordos.

Como mostramos, pelo menos três deputados bolsonaristas estão na mira do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), por participar da ocupação da Mesa Diretora da Casa e podem ter seus mandatos suspensos por seis meses.

São eles Marcos Pollon (PL-MS), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Zé Trovão (PL-SC). Motta ainda avalia aplicar pena de advertência a outros deputados que também participaram da mobilização.

Partidos da base do governo Lula – PT, PSB e PSOL – protocolaram na quinta-feira, 7, uma representação pedindo a suspensão, por seis meses, de cinco parlamentares da oposição.

Os alvos da representação são Júlia Zanatta (PL-SC), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marcos Pollon (PL-MS), Zé Trovão (PL-SC) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Segundo aliados de Motta, a pena mais gravosa contra Bilynskyj, Pollon e Trovão se daria não somente pela ocupação em si, mas pelas provocações feitas por eles nas redes sociais

Veja + Comentários do Tomás