Bahia, 02 de Agosto de 2025
Por: revistaoeste.com
29/01/2025 - 06:54:37

Analistas sugerem que o Brasil deve se preparar para um aumento nos preços dos alimentos em 2025. Economistas divergem sobre a extensão dessa alta, influenciada por fatores como clima e câmbio. Carnes e café estão entre os itens que devem encarecer significativamente, o que pode impactar o governo, já de olho nas eleições de 2026.

Para o economista-chefe da G5 Partners, Luis Otavio Leal, a alta nos alimentos será de 5%, abaixo da média histórica de 7%. Ele destaca carne bovina e café como os principais responsáveis, com aumentos de 7,5% e 20%, respectivamente. Frango  (8%), arroz (9,1%) e leitelonga vida (5,5%) também devem subir.

“São alimentos que acabam tendo muita sensibilidade ao consumidor”, disse Leal, ao jornal O Globo. “No caso do frango, não é questão de oferta. Mas como o preço da carne sobe, as pessoas aumentam o consumo da outra proteína.”

Projeções de aumento nos preços

Já o economista da XP Alexandre Maluf projeta um aumento ainda maior, de até 9,2% nos preços de alimentos e bebidas. A  carne bovina pode subir até 20% e o frango, 14%. “Vimos uma escalada de preços no fim de 2024 e devemos ver uma alta similar no segundo semestre deste ano”, afirmou ao jornal. “A inversão do ciclo da pecuária faz parte do negócio do próprio setor, e não existe política governamental que consiga intervir nisso no curto prazo."

A oferta global limitada de café e carnes pressiona os preços, com o preço do café arábica em R$ 2.387,85 por saca de 60 kg — um aumento de 132% em um ano, conforme dados do Cepea, compilados pela MB Agro.

Impacto das políticas do Brasil nas previsões

A política fiscal do governo é vista como um entrave para a melhora nas previsões de preços.
Leal ressaltou a necessidade de estoques reguladores para ajustar as altas, com destaque para a escassez de reserva de café, desde 2018.

Por sua vez, o Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil associa o aumento dos preços das commodities, como café, açúcar, laranja e carne, a fatores de clima e ao mercado internacional.

 

 

Veja + Notícias/Geral
CARTÓRIO / PORTO

Corregedoria atua novamente em Cartório de Registro de Imóveis de Porto Seguro para apurar graves irregularidades
Um dos cartórios de registro de imóveis de Porto Seguro, no sul da Bahia, que tinha como titular Rivaldo Rego, há mais de quarenta anos, está novamente sob investigação da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Foi instaurado um processo administrativo disciplinar para apurar uma série de supostas irregularidades e infrações administrativas, revelando um cenário preocupante de falhas e possíveis fraudes em um local de disputa de terras milionárias e paradisíacas.