Bahia, 28 de Abril de 2024
Por: capitalist.com
23/09/2023 - 06:40:15

Normalmente, com o passar dos anos, perdemos massa muscular, mas esse não é o único motivo para a sarcopenia, que é como o processo é chamado. Esse problema pode trazer complicações à saúde, não sendo incômodo apenas do ponto de vista estético.

Isso porque com a diminuição da massa muscular, complicações como dores nos joelhos e coluna, artrite e artrose se tornam mais comuns, além de outros problemas.

Em média, a partir dos 30 anos, os seres humanos começam a sofrer com a sarcopenia, que se intensifica ainda mais após os 50 anos. Mas essa idade pode diminuir, principalmente quando houver um quadro de doença envolvido.

Então, é importante saber identificar quando o corpo está fisiologicamente perdendo massa muscular, bem como inserir alguns hábitos no dia a dia para evitar sofrer com as possíveis consequências da sarcopenia.

Quais as causas da sarcopenia

Essa condição, que faz com que os seres humanos percam massa muscular, é causada por motivos diversos, entre eles:

Sedentarismo;

  • Desordens nutricionais, como desnutrição e doenças que provocam má absorção de nutrientes;
  • Doenças variadas, como falência de órgãos, câncer, osteoartrite, desordens hormonais ou neurológicas e condições inflamatórias;

Envelhecimento.

Hábitos que podem evitar a perda de massa muscular
Existem alguns hábitos que podem te livrar da sarcopenia e das possíveis consequências, além de existir a possibilidade de ganhar ainda mais músculos do que tinha antes, a depender de algumas outras condições, como alimentação e intensidade de treino.

Assim, confira 5 hábitos para evitar a perda de músculos:

  • Manter uma alimentação equilibrada e com proteínas de qualidade;
  • No mínimo ingerir 2 litros de água por dia;
  • Ter uma quantidade de sono de qualidade suficiente;
  • Realizar exercícios de força, como a musculação, regularmente;
  • Caso necessário e recomendado por nutricionistas, fazer suplementação.

Seguindo essas cinco dicas simples, é possível evitar a perda de massa corporal, a não ser em casos de doenças específicas, que devem ser acompanhadas e ter o aconselhamento dado por profissional especializado.

Veja + Reportagem Especial