
Termina neste sábado, 16, o Carnaval em Porto Seguro. Ontem, 15, foi concluída a programação na Passarela do Descobrimento, o ponto de encontro do grande evento durante nove dias. Finalizando a vasta programação, o município deixou para o bairro do Baianão, o encerramento do Carnaval: Ali, estarão se apresentando, neste sábado, as bandas: Garparzinho e D’Javú.
Passaram pela Passarela grandes atrações como: Terra Samba, Psirico, Babado Novo, Araketu, É o Tchan e outras. Além de dezenas de outras atrações de peso. A organização foi impecável. O público também compareceu durante todos os dias. O comércio de forma global saiu ganhando. Todos os barraqueiros, camelôs, capeteiros, vendedores, ambulantes, em geral todos ganharam muito.
O secretário de Turismo, Luís Otávio, salienta que mesmo diante da situação encontrada no município e com pouco tempo, com criatividade e bastante empenho de toda a administração, foi possível fazer o melhor Carnaval do interior da Bahia. “Nossa programação agradou gostos variados, conseguimos o resgate cultural incentivando o Corredor Pacatá e os blocos tradicionais”, pontuou, estimando cem mil pessoas no circuito a cada dia.
Outro que conhece o Carnaval de Porto como ninguém é o vice-prefeito Beto Axé Moi. “Sabíamos dos desafios a serem enfrentados para que fizéssemos essa belíssima festa popular, que foi possível por conta da credibilidade da nova administração facilitando elaborar uma programação diversificada, mesmo com poucos recursos, além de nossa experiência na realização de eventos afins”, explica o vice-prefeito.
Logo na primeira noite, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, festejou junto à comunidade o sucesso desta festa tão esperada. Ela percorreu o circuito, visitou os camarotes e, do trio da Banda É O Tchan, ela entregou o cetro e coroa ao “Rei Momo”, aproveitando para garantir emplacar carnavais seguintes de sucesso assim como este, convidando bandas de repercussão nacional, em grandes estruturas, a fim de fortalecer cada vez mais o Carnaval portossegurense. “A ideia é fomentar todo o trade turístico, mobilizando os vários segmentos econômicos, propiciando crescimento para a comunidade ao mesmo tempo em que valorizamos nossa vocação: a de ser feliz e receber bem”, concluiu dando boas-vindas aos foliões.
Autoridades políticas como, os deputados estaduais; vereadores; secretários municipais, autoridades militares; empresários e amigos prestigiaram o camarote da prefeita, na primeira noite do Carnaval de Porto Seguro.
Uma vasta programação contemplou todas as localidades do município. Na Sede; Arraial D`Ajuda; Trancoso; Caraíva e o Baianão.
Novos desafios
Encerrada a festa do Carnaval, é hora da nova prefeita tomar pé, de fato, dos enormes problemas que Porto Seguro enfrenta. A euforia da posse, e logo depois, a festa prolongada do Carnaval, logo serão tiradas de pautas, para dar vez a uma realidade nua e crua. As seqüelas deixadas por gestões atrofiadas do passado fizeram de Porto, uma cidade arrasada. Não existem números concretos sobre os diversos setores da Prefeitura. Todas as secretarias enfrentam enormes desafios. Para darem números exatos dos problemas encontrados os responsáveis pelas pastas estão encontrando dificuldades. Isso é ruim.
No todo, a problemática é enorme. Um município como Porto Seguro, é difícil de administrar. A nova prefeita Cláudia Oliveira, terá que arregaçar as mangas, e a partir desta ressaca, trabalhar incansavelmente para superar as dificuldades e construir respaldo político para que o eleitor esqueça o passado. “E deixe de olhar pelo retrovisor”, como disse o ex-prefeito Robério Oliveira.