Bahia, 17 de Setembro de 2025
LITORAL

Santa Cruz Cabrália, um paraíso natural localizado entre o Rio João e um quebra-mar
A cidade fica entre o Rio João de Tiba e um quebra-mar natural, situado na baía de Cabrália. Nesta área existiu, inicialmente, o povoado de Santa Cru.
Por: Redação
05/03/2014 - 16:55:39


A cidade fica entre o Rio João de Tiba e um quebra-mar natural, situado na baía de Cabrália. Nesta área existiu, inicialmente, o povoado de Santa Cruz, fundado pelo donatário Pero do Campo Tourinho, destruído pelos índios Aimorés em 1564. O local corresponde à atual área da Reserva Indígena da Tribo Pataxó, com sede na Coroa Vermelha, e é um dos ícones mais significativos da Costa do Descobrimento.

A Coroa Vermelha, local da celebração e marco do descobrimento do Brasil, fica perto da entrada da cidade. O município começou a ser povoado a partir da Cidade Alta - local que oferece uma visão panorâmica da região.

Ao sopé do morro, em primeiro plano, a cidade de Santa Cruz Cabrália; à direita, a Coroa Vermelha; à esquerda, o início da APA (Área de Proteção Ambiental) Santo Antônio, a foz do rio João de Tiba - com suas ilhas recobertas pelo manguezal -, o quebra-mar natural de recifes - separando a água doce da salgada - e, ao longe, a Coroa Alta - um imenso recife com banco de areia em alto mar, que é visitado diariamente por dezenas de escunas lotadas de turistas.

Cabrália dispõe de bons hotéis, pousadas, restaurantes, agências bancárias, área de camping e agências de turismo, responsáveis pela organização dos famosos passeios de escuna.

Veja + Notícias/Geral
SERVIDORES PÚBLICOS

Superendividamento dos servidores públicos será pauta de discussão na Câmara dos Deputados nesta terça-feira
Veja quem foi convidado para discutir o assunto O debate foi solicitado pelos deputados Duarte Jr. (PSB-MA) e Daniel Almeida (PCdoB-BA). Segundo eles, o crescimento do crédito no País, aliado à falta de educação financeira e às estratégias de marketing das instituições financeiras, tem levado muitos consumidores a contrair dívidas.