Bahia, 07 de Setembro de 2025
Por: Jackson Domiciano
24/02/2014 - 16:37:37

O Carnaval oficial começa nesta semana em todo Brasil, mas o clima da festa de Momo já está tomando conta da região da Costa do Descobrimento. Terminou na madrugada desta segunda-feira, 24, o carnaval antecipado de Santa Cruz Cabrália, cidade vizinha de Porto Seguro.

Na sexta-feira 28, começa o Carnaval de Belmonte e de Porto Seguro.  A Prefeitura de Porto Seguro promove um dos melhores carnavais da Bahia, embora até o momento não tenha divulgado a grade de programação, mas, como todo ano, o sucesso é certo e deve reunir milhares de pessoas nos cinco dias de folia, que termina em 04 de março, se prolongando com o Carnaporto.

O  Axe Moi Folia 2014 terá como atrações Eva, Naldo e Monobloco (05 de março); Bell Marques, Jammil e Maria Cecilia & Rodolfo (dia 06 de março) e Claudia Leitte, Araketu e Tomate (dia 07 de março).

E, como em todos os anos, o folião da região e de todas as partes do Brasil marca presença na folia, de Porto Seguro, tendo como ponto alto, a Passarela do Descobrimento.

Carnaval em Belmonte

Na cidade de Belmonte, na sexta-feira 28, as bandas: Luxúria, Cláudio e Grupo Delírius e Som de Patrão, prometem muita alegria e cores para garantir a abertura do Belmonte Folia 2014.

A coordenação do Belmonte Folia ficará a cargo da empresa Avancini Produções. A Prefeitura Municipal está colocando no circuito, uma das melhores decorações já vistas nos carnavais da cidade. Além, é claro, da excelente programação e do famoso Arrastão.

 

 

Em Salvador o prazo para vistoria de trios e blocos termina nesta sexta-feira (28)

Os proprietários de blocos, trios, minitrios, carros de som e carros de apoio que vão desfilar no Carnaval de Salvador 2014 devem ficar atentos ao prazo para a vistoria dos veículos, que termina às 18h desta sexta-feira (28). Até a última semana, cerca de 40 dos 150 veículos e 65 dos 239 blocos haviam passado pela Central de Vistoria de Trios, que funciona desde o dia 10 deste mês no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, na Avenida Paralela.

 
Coordenado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), o serviço reúne diversos órgãos, como o Detran-BA, Crea-BA, secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e da Saúde (SMS), secretarias municipal e estadual da Fazenda, Departamento de Polícia Técnica (DPT), Corpo de Bombeiros e Superintendência de Telecomunicações da Polícia Militar (Stelecom). A vistoria dos carros e o licenciamento dos blocos são obrigatórios para poder participar da festa, o que garante também maior segurança aos foliões.
 
Durante a vistoria, são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico. Além disso, sanitários e lanchonetes precisam atender às normas da Vigilância Sanitária. Até o momento, as principais irregularidades encontradas foram lâmpadas queimadas, fios de circuitos elétricos partidos e pneus gastos.
 
“Só podem trafegar no circuito os trios que tiverem recebido o adesivo de identificação e aprovação da vistoria. Em hipótese alguma o trio deve ir para os circuitos sem ter passado pelas inspeções. Caso isso ocorra, o veículo será imediatamente retirado do local”, alertou o capitão Almeida, um dos coordenadores da vistoria.
 
Dono de três trios e quatro minitrios, Germano Conceição opina sobre a iniciativa. “É necessária e importante porque, se não tivesse isso, todo mundo (proprietários) ia fazer de qualquer jeito e, com certeza, ocorreriam acidentes”, destacou.
 
Os principais requisitos para aprovação são: ter o requerimento padrão; preenchido; ter a cópia do controle social atualizado, quando o bloco for isento de tributos; declaração do responsável legal indicando o circuito e a data do desfile; anotação de responsabilidade técnica, sistema de esgotamento sanitário, de segurança e extintores.
 
 

 

Veja + Notícias/Geral