
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, defendeu neste domingo, 4, a retomada de um diálogo direto com os Estados Unidos. Em carta pública, a líder chavista convidou formalmente o governo norteamericano a construir uma agenda conjunta de cooperação e desenvolvimento.
No sábado 3, instantes depois da prisão do ditador Nicolás Maduro, Rodríguez se pronunciou e enquadrou a ofensiva dos EUA como um ato de agressão estrangeira. Agora, no entanto, suavizou o discurso contra o presidente Donald Trump e se propôs a cooperar com o governo republicano em busca de uma “convivência comunitária e duradoura”.
“Presidente Donald Trump: nossos povos e nossa região merecem paz e diálogo, não guerra”, escreveu. “Esse sempre foi o predicamento do Presidente Nicolás Maduro e é o de toda a Venezuela neste momento.” Rodríguez afirmou ainda que a Venezuela “tem direito à paz, ao desenvolvimento e ao seu futuro”. Em tom conciliador, a líder chavista declarou acreditar em um projeto nacional capaz de reunir os cidadãos em torno de objetivos comuns.
Aos 56 anos, ela assumiu o comando interino da Venezuela depois da operação dos EUA que prendeu Nicolás Maduro e sua mulher, Cilia Flores. A nomeação partiu do Tribunal Supremo de Justiça, subordinado à ditadura bolivariana, que determinou sua posse no cargo.
Eis a íntegra da carta de Delcy Rodríguez:
“A Venezuela reafirma sua vocação de paz e de convivência pacífica. Nosso país aspira viver sem ameaças externas, em um ambiente de respeito e cooperação internacional. Acreditamos que a paz global se constrói garantindo primeiro a paz de cada nação."
Consideramos prioritário avançar para um relacionamento internacional equilibrado e respeitoso entre os EUA e a Venezuela, e entre a Venezuela e os países da Região, baseado na igualdade soberana e na não ingerência. Esses princípios orientam nossa diplomacia com o restante dos países do mundo.
Estendemos o convite ao governo dos EUA para trabalharmos conjuntamente em uma agenda de cooperação, voltada ao Presidente Donald Trump: nossos povos e nossa região merecem paz e diálogo, não guerra. Esse sempre foi o predicamento do Presidente Nicolás Maduro e é o de toda a Venezuela neste momento. Essa é a Venezuela em que acredito, à qual dediquei minha vida. Meu sonho é que a Venezuela seja uma grande potência onde todos os venezuelanos e venezuelanas de bem possamos nos encontrar. A Venezuela tem direito à paz, ao desenvolvimento, à sua soberania e ao futuro.
Delcy Rodríguez, Presidenta em exercício da República Bolivariana da Venezuela.”