
Levantamento do instituto Paraná Pesquisas realizado em todo Brasil entre os dias 18 e 22 de dezembro e divulgado nesta segunda-feira, 29, mostra que a desaprovação da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é maior do que a aprovação — em uma avaliação geral.
Segundo os dados, 50,9% dos eleitores disseram estar insatisfeitos com o andamento do terceiro mandato do petista, enquanto 45,6% o avaliaram de maneira positiva. Não souberam ou não responderam 3,5% dos entrevistados.
Apesar de a desaprovação ser maior do que a aprovação, há uma estabilidade em relação aos números de novembro (veja quadro abaixo). A situação já foi pior: o recorde negativo do petista foi registrado em abril de 2025, quando 57,4% dos eleitores afirmaram desaprovar o terceiro mandato presidencial de Lula. Já o
melhor índice de aprovação ocorreu em agosto de 2023, ainda no primeiro ano do atual governo, quando a aprovação da gestão atingiu a marca de 54,3%.
Quando questionados sobre como avaliam o trabalho de Lula, 34,8% dos entrevistados disseram considerar a gestão péssima, enquanto 8% a classificaram como ruim. No outro extremo, 19,8% disseram que a administração é boa, enquanto 12,9% a consideraram ótima. Entre os entrevistados, 23,1% disseram que o trabalho do governo é regular.
O Paraná Pesquisas também mediu a avaliação do governo de acordo com a religião do eleitorado. Segundo os dados, 51,1% dos católicos aprovam a administração Lula, enquanto 45,7% reprovam. Entre os evangélicos, o cenário muda: 33,9% avaliam o governo de maneira positiva, enquanto 63,1% disseram reprová-lo.
Entre as regiões do país, 58% dos nordestinos disseram aprovar o governo Lula, enquanto 38,1% o avaliaram de maneira negativa. Nas demais regiões, a desaprovação supera a aprovação: Norte/Centro-Oeste (54,2% a 42,7%), Sudeste (54,8% a 41,6%) e Sul (60,7% a 36,6%).
Quarto mandato
O fato de pouco mais da metade do eleitorado desaprovar o seu governo pode ser um dificultador para Lula na sua tentativa de obter um quarto mandato na eleição de 2026. Levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas em todo país mostra que o presidente lidera a corrida presidencial em todos os cenários de primeiro turno, mas viu cair a sua vantagem para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), hoje o seu concorrente mais provável na disputa pelo Palácio do Planalto.
O Paraná Pesquisas ouviu 2.038 eleitores em 163 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
.jpg)