Bahia, 29 de Outubro de 2025
Por: tempo.com
29/10/2025 - 08:52:15

Frente fria e ciclone atuam neste final de outubro sobre centro-sul do Brasil, onde provocam chuvas com acumulados que superam os 100 mm.

Nos próximos dias, a atuação conjunta do ciclone e de sua frente fria deve provocar chuvas em boa parte do centro-sul do Brasil. Além disso, há aumento na possibilidade de chuvas intensas e tempestades em diversos estados.

A previsão indica acumulados elevados de precipitação em áreas de Santa Catarina, Paraná e interior de São Paulo, onde os modelos apontam valores acima de 70 mm, podendo chegar a 100 mm em pontos isolados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já emitiu alertas amarelo e laranja para a ocorrência de tempestades, chuvas intensas e grandes acumulados nos próximos dias. Por isso, é importante redobrar a atenção para possíveis transtornos e riscos associados ao mau tempo.

Confira agora a previsão do tempo e o avanço da frente fria nestes últimos dias de outubro.

Chuvas persistem e acumulados superam 100 mm

A última semana de outubro será marcada por chuvas persistentes e possibilidade de tempestades em parte do território brasileiro. Pelo menos quatro estados devem registrar volumes superiores a 70 mm.

Nesta quarta-feira (29), as chuvas se concentram na Região Sul, com destaque para o leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, onde há risco de precipitações intensas já nas primeiras horas do dia.

Durante a tarde, as áreas de instabilidade tendem a se afastar do território gaúcho, avançando em direção ao norte catarinense, áreas do Paraná e a partes do Mato Grosso do Sul e São Paulo.

No Sudeste, o tempo também fica instável. Ainda nesta quarta (29), há chances de chuvas intensas em grande parte de São Paulo, além de pontos isolados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A precipitação pode vir acompanhada de trovoadas e descargas elétricas, aumentando o risco de transtornos.

Na quinta (30) e sexta-feira (31), as chuvas perdem intensidade sobre a Região Sul, à medida que a frente fria avança para o Sudeste e parte do Centro-Oeste. O tempo fica parcialmente nublado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, com chuvas fracas e isoladas.

Por outro lado, a instabilidade aumenta no interior de São Paulo, em Minas Gerais (entre o oeste e o leste do estado), no sul do Rio de Janeiro e em áreas de Goiás. Segundo os modelos de previsão, a quinta (30) e sexta-feira (31) tem riscos de chuvas intensas e tempestades, especialmente durante a tarde.

Com o solo já encharcado, as precipitações previstas para a sexta-feira (31) podem causar transtornos, principalmente em áreas urbanas e de risco. A recomendação é que os moradores acompanhem os alertas da Defesa Civil e fiquem atentos às atualizações da previsão do tempo.

Entre quarta (29) e sexta-feira (31), os maiores acumulados devem ocorrer no leste catarinense, onde os volumes podem ultrapassar 120 mm. No interior do Paraná e de São Paulo, as chuvas também devem ser volumosas, superando 70 mm em pontos isolados. Confira o acumulado de chuva para algumas capitais:

Belo Horizonte/MG - 46 mm
São Paulo/SP - 31 mm
Florianópolis/SC - 72 mm
Porto Alegre/RS - 49 mm

Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no sul de Goiás, os acumulados serão menores, variando entre 20 e 55 mm, mas ainda há alerta ativo para possíveis temporais e alagamentos até o fim da semana.

Veja + Notícias/Geral