Bahia, 27 de Outubro de 2025
Por: Ascom Veracel
27/10/2025 - 16:58:32

Investimentos fortalecem instituições locais, mantêm recursos no território e ampliam acesso à educação, cultura e esporte. Só neste ano, a Veracel destinou mais de R$ 1 milhão a projetos aprovados por leis de incentivo fiscal. O investimento fortalece o compromisso da empresa com o desenvolvimento do território onde atua, garantindo que recursos de impostos federais recolhidos pela companhia permaneçam na região e sejam revertidos em benefícios reais para a população local. 

Além do apoio financeiro direto, a Veracel adotou uma abordagem estratégica: capacitar instituições locais para que elas possam estruturar seus próprios projetos e captar recursos não apenas da empresa, mas também de outras fontes públicas e privadas. Esse movimento busca criar um ecossistema mais autônomo e sustentável de geração de impacto social. Além disso, a empresa busca também empresas para serem parceiras desses projetos. 

“A atuação da Veracel vai além do financiamento. Queremos apoiar a criação de uma base sólida para que as instituições cresçam, amadureçam e se tornem independentes, contribuindo para a transformação social de forma duradoura. Com o apoio técnico e estratégico certo, o objetivo é que essas organizações passem a captar de múltiplas fontes e escalem seus impactos nos próximos anos. É um modelo de impacto coletivo: onde empresas, instituições e comunidades evoluem juntas", afirma Alexandre Campbell de Mendonça, gerente de Responsabilidade Social da Veracel.

O que são projetos com Leis de Incentivo?

As Leis de Incentivo são instrumentos legais que permitem que empresas e pessoas físicas destinem uma parte do que pagariam de imposto para financiar projetos sociais, culturais, esportivos ou de saúde pública. Ou seja: é dinheiro de imposto que, em vez de ser gerenciado pelo Governo Federal, pode ser aplicado diretamente em iniciativas que geram impacto positivo na sociedade. 

Esses recursos não são isenção, renúncia ou “doação” — são uma destinação inteligente e estratégica do imposto, que garante que o dinheiro fique no território, fortalecendo comunidades, ampliando oportunidades e transformando realidades locais. Isso porque grande parte dos projetos incentivados acontece em comunidades periféricas ou em cidades do interior e possuem foco em educação, formação profissional, cultura popular, esporte de base e inclusão. Para ser aprovado e executado, o projeto incentivado passa por rigorosos critérios técnicos, prestação de contas e acompanhamento de órgãos públicos.

Fortalecendo o território: impostos que ficam e geram impacto

Ao apoiar projetos via leis de incentivo, a Veracel assegura que parte dos impostos federais devidos pela companhia sejam direcionados para iniciativas realizadas nos municípios onde atua – uma forma de garantir que esse dinheiro se transforme em educação, cultura, esporte e desenvolvimento social para as comunidades locais.

Esse processo tem contado também com a mobilização de parceiros, como a empresa JSL, que também soma apoio a iniciativas locais do Sul da Bahia. Desta forma, a Veracel atua como um hub de conexão entre suas empresas parceiras e as comunidades beneficiadas, potencializando os resultados.

Alguns dos projetos em destaque: 

Tocar e Encantar Nordeste – Eunápolis (BA) 
Voltado para 100 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, o projeto visa a inclusão e desenvolvimento cultural por meio da música. O curso é totalmente gratuito aulas de flauta doce ou violão.

Projeto Ecoar Bahia 
Iniciativa sociocultural que oferece acesso gratuito às oficinas de ballet clássico, jazz, dança contemporânea, teatro infantojuvenil, musicalização, canto coral, coro infantojuvenil, violão e orquestra, beneficiando crianças e adolescentes a partir dos seis anos de idade.

Veja + Notícias/Geral