Bahia, 12 de Outubro de 2025
Por: A Gazeta Bahia
12/10/2025 - 07:28:29

O distrito de Mogiquicaba acordou neste sábado, 11, sob grave desastre ambiental sem precedentes na sua história.

Tartarugas mortas, manguezais tomados por produtos químicos, ecossistema comprometido, areias tomadas de resíduos estranhos, crostas pretas e fedor insuportável. Este é o retrato do impacto, em um dos lugares mais limpos do Brasil.

Pescadores denunciam que, por trás desse grave desastre ambiental, está o Porto da Veracel Celulose.

O portal agazetabahia.com esteve nos locais afetados pelos produtos e constatou a gravidade da situação. Peixes mortos, tartarugas sendo devoradas por urubus e mau cheiro. Esse é o quadro.

A Veracel Celulose está sendo acusada por pescadores como possível responsável pelo desastre ambiental, provocado por problemas no Porto de Embarque.

A editoria do agazetabahia conversou neste sábado, 11, com o diretor da empresa Pedro Cardoso. Ele esclareceu que recentemente houve outra situação semelhante a essa, e que foi comunicado a Marinha para verificar e avaliar.

"Temos todos os procedimentos operacionais muito controlados e centro de recuperação de quelônios no TMB para monitoramento da orla e reabilitação de animais acidentados por atividades no mar.

Sugiro que o assunto seja encaminhado para o órgão responsável pela fiscalização para avaliação de nexo causal.

Sugiro também, informar à Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Seguro para avaliação", disse.

Nossa reportagem também entrou em contato com Vasco Queiroz, coordenador do Inema, nesta região, ele explicou que outro problema ambiental ocorreu em Santo André, distrito localizado na zona norte de Santa Cruz Cabrália, e que os fiscais estão avaliando os impactos e a origem. Ressaltou que é devido ao calor.

Quanto ao desastre ocorrido em Mogiquicaba, ele disse que não tem informações detalhadas sobre a ocorrência. Garantiu que a equipe estará no local o mais breve possível.

A Secretaria de Meio Ambiente de Belmonte já tomou conhecimento da situação, no entanto, não adotou providências e nem esteve nos locais afetados.

Vejam os vídeos:

https://youtube.com/shorts/Mzo-sfwPYg0?si=xjA_O6Ygzl9eF

https://youtu.be/oMSbpPHiHHY?si=7tFTDJtN8RFhh6wz

https://youtube.com/shorts/CeJcRZ4pufU?si=qLrY_yxeukZlXigX

Veja + Notícias/Geral