Após a passagem da massa de ar frio intensa que está atuando sobre grande parte do país nestes últimos dias de Setembro, o calor já tem data para retornar. Previsões indicam que, já na próxima quarta-feira (primeiro dia de Outubro), a abrangência dessa massa de ar frio estará bem menor.
Como é possível observar na imagem acima, o ar frio se afasta de grande parte do país, atuando somente sobre o Nordeste, Espírito Santo e norte de Minas Gerais. Nessa região, o clima continuará bastante ameno e com temperaturas mais baixas que o normal.
No entanto, toda a porção central do país voltará a registrar a presença de uma massa de ar quente intensa, que fará as temperaturas aumentarem de maneira expressiva sobre o Brasil central. Já na própria quarta-feira (01), as temperaturas máximas no país estarão ultrapassando os 40°C durante a tarde.
As previsões climáticas mais recentes indicam ainda que este calor continuará ao longo de toda a primeira quinzena de Outubro.
Outubro se inicia com onda de calor
Ao longo de toda a primeira quinzena de Outubro, os modelos numéricos de previsão estão sugerindo um clima bastante quente em todo o centro-sul do país, com anomalias de temperatura altas e bastante expressivas, o que originará uma onda de calor intensa.
Ciclones e frentes frias continuarão causando chuvas pela região Sul, onde os acumulados continuam dentro/acima da média. No entanto, estes sistemas não conseguirão avançar de maneira pronunciada e nem conseguirão trazer novas massas de ar frio intensas para o país.
O resultado é que a porção central do pais permanecerá com tempo extremamente quente e seco, sem previsão de chuvas significativas. Isso inclui especialmente as regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas também parte das regiões Norte e Nordeste.
Devido à ausência de chuvas, esta região pode ainda registrar umidades relativas extremamente baixas, chegando até a valores abaixo de 10% - o que, além de agravar problemas de saúde em populações vulneráveis e ocasionar problemas respiratórios, impulsiona ainda a abrangência e a intensidade de incêndios florestais e queimadas.
Chuvas retornam na segunda quinzena de Outubro
Felizmente, previsões indicam que essa onda de calor associada à estiagem não deve durar por muito tempo. Os modelos climáticos indicam que as chuvas devem retornar a partir da segunda quinzena de Outubro, possivelmente auxiliadas pela evolução da Oscilação de Madden-Julian.
A Oscilação de Madden-Julian (OMJ) é um fenômeno capaz de potencializar ou inibir eventos de precipitação no centro-norte do Brasil, favorecendo movimentos de ascendência do ar (que tornam o clima mais chuvoso) ou subsidência (que o tornam mais seco).
Previsões empíricas de propagação de ondas da OMJ corroboram este cenário, e os modelos numéricos também indicam que as chuvas retornarão para o país na segunda quinzena de Outubro.
A conclusão é de que a estiagem e a onda de calor podem se iniciar já na semana que vem e perdurar por um período de cerca de duas semanas. No entanto, já na sequência, o clima voltará a ficar mais chuvoso, especialmente numa área que abrange o Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Em outras palavras, a partir da segunda quinzena de Outubro, a tendência é de que as chuvas retornem com maior regularidade ao país, num cenário mais típico do período de Primavera-Verão brasileiro - quando predominam chuvas mais frequentes e calor em praticamente todo o Brasil.