Bahia, 22 de Setembro de 2025
Por: A Gazeta Bahia
22/09/2025 - 08:32:03

As doenças transmissíveis e infecciosas, algumas erradicadas ou controladas, como a tuberculose, a escabiose, COVID, AIDS, sífilis, dengue tipo 3 e outras, ainda afetam as pessoas na região Costa do Descobrimento, no extremo sul da Bahia.

Nos municípios como Eunápolis, Porto Seguro, Belmonte e Guaratinga, na região Costa do Descobrimento, extremo sul da Bahia, casos de tuberculose estão sendo diagnosticados.

A tuberculose ainda é uma doença que afeta muitas pessoas nesta região e tem sido motivo de preocupação por parte das autoridades da Saúde Pública.

A sífilis é outra doença milenar que ainda atinge as pessoas em municípios desta região, segundo informações, atingindo os jovens.

No decorrer da semana passada, a Secretaria de Saúde de Guaratinga, confirmou um surto de escabiose, conhecida como sarna. De acordo com informações oficiais, já são 33 casos registrados, dos quais 17 concentram-se no povoado de Monte Alegre.

Casos de covid-19, infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade, são detectados em Eunápolis e outras cidades desta região.

Os casos de pneumonia, e de dengue têm aumentado bastante ultimamente, e agravado a saúde das pessoas.

O vírus dessas doenças, algumas até erradicadas e controladas, está novamente circulando nas comunidades regionais. Casos pontuados, mas que trazem preocupações às autoridades sanitárias.

A situação é de alerta e cuidados redobrados. No entanto, esses esforços por parte dos agentes públicos se esbarram nos muros das desinformações, e na falta de investimentos por parte do Estado nas localidades pobres e desassistidas, onde o esgoto corre a céu aberto, sem acesso às mínimas condições de sobrevivência, impactando seriamente na saúde das famílias.

Na cidade de Eunápolis, com população acima de 100 mil habitantes, não existe esgoto tratado. Isso é muito grave e contribui seriamente para que as doenças transmissíveis, como a tuberculose, ainda estejam atingindo as pessoas, em pleno ano de 2025.

Veja + Notícias/Geral