A Câmara Municipal de Eunápolis aprovou, na manhã desta quinta-feira, 04 de setembro, o Projeto de Lei nº 31/2025, de autoria do vereador Gildair Almeida (UB), que institui o Dia Municipal do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A data será celebrada anualmente no ida 20 de setembro, como forma de reconhecer o trabalho exemplar desenvolvido por esses jovens na comunidade, caso o PL seja sancionado pelo Poder Executivo.
A proposta foi amplamente elogiada pelos vereadores, que destacaram a importância dos Desbravadores no desenvolvimento social e educacional dos adolescentes. O presidente da Câmara, vereador Valdiran Marques (PSD), ressaltou a relevância do clube na formação dos jovens, incentivando valores como solidariedade, disciplina e cidadania.
O vereador Saullo Cardoso (Podemos) destacou as ações sociais promovidas pelo grupo, além do impacto positivo dessas iniciativas na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Já o colega de partido, Ademir Freire, parabenizou os jovens pelo compromisso e reforçou a importância da participação ativa das famílias nesse projeto.
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Segundo o texto do Projeto de Lei nº 31/2025, os Desbravadores são meninos e meninas entre 10 e 15 anos de idade que se dedicam ao bem estar da comunidade. O grupo atua no combate ao uso de álcool, fumo e drogas, além de prestar socorro em situações de calamidade pública e participar de campanhas solidárias.
O vereador Gildair Almeida, autor do projeto, enfatizou que “a aprovação desse projeto fortalece o reconhecimento do esforço e dedicação desses jovens, que desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais consciente e solidária”, pontuou. O vereador também anunciou seu batismo religioso na Igreja Adventista o próximo domingo, dia 7 de setembro.