Bahia, 30 de Agosto de 2025
Por: Ascom/ Prefeitura de Eunápolis
30/08/2025 - 07:40:09

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (29) o 1º Seminário Intersetorial de Políticas para Mulheres em Situação de Violência Doméstica, uma ação idealizada pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em alusão à Campanha Agosto Lilás. O seminário contou com a participação de estudantes de áreas afins e profissionais que atuam diretamente na rede de enfrentamento à violência de gênero.

O seminário teve como foco principal integrar os diferentes setores da rede de proteção, como saúde, segurança pública, educação, assistência social e o sistema de justiça. A proposta foi fortalecer a articulação intersetorial, ampliar os vínculos institucionais e garantir respostas mais rápidas, coordenadas e humanizadas no atendimento às mulheres em situação de violência.

Durante o encontro, os participantes puderam discutir estratégias de atuação e pactuar fluxos de trabalho eficazes, voltados ao acolhimento e à proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. A construção de protocolos conjuntos e o alinhamento entre os setores foram destacados como essenciais para consolidar uma rede de apoio mais preparada, sensível e resolutiva.

Para a secretária de Assistência Social, Maria Menezes, o seminário representa um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero. “Esse momento representa um compromisso coletivo com a vida e a integridade das mulheres. Quando diferentes setores se unem, conseguimos construir caminhos mais seguros, eficazes e respeitosos para quem precisa de proteção. Seguiremos firmes nessa missão de garantir uma rede cada vez mais forte e atuante”, afirmou a secretária.

Veja + Notícias/Geral
CARBONO OCULTO / TRANCOSO

Operação Carbono Oculto deflagrada em vários estados também alcança mansão no distrito de Trancoso, em Porto Seguro
O distrito de Trancoso, localizado no município de Porto Seguro, na Bahia, também foi alvo da Operação Carbono Oculto, deflagrada nesta quinta-feira, em vários estados do Brasil. Até o momento não temos informações quem é o proprietário da mansão avaliada em R$13 milhões, que foi alvo das investigações. A Receita Federal e órgãos parceiros deflagraram, nesta quinta-feira, 28 de agosto, a “Operação Carbono Oculto”. Trata-se da maior operação contra o crime organizado da história do País em termos de cooperação institucional e amplitude.