Bahia, 22 de Julho de 2025
Por: O Tempo
22/07/2025 - 05:42:14

Embora as temperaturas estejam atingindo patamares muito baixos na região Sul, o restante do Brasil está sendo afetado por um calor intenso, com muitos municípios registrando mais de 37°C. Neste domingo (20), a cidade de Oeiras (PI) registrou uma temperatura máxima altíssima de 38,5°C.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta segunda-feira, avisos de baixa umidade relativa para mais de 1300 municípios na porção central do país, envolvendo ao total 13 estados. O tempo muito seco impulsiona o risco de incêndios florestais e traz riscos à saúde.

E de fato, valores de 15% ou ainda mais baixos já estão sendo registrados em diversos municípios localizados. Foi o caso de Araguaçu (TO) e Goiás (GO) que, neste domingo (20), registraram umidades relativas inferiores a 15%.

Previsões indicam que, ao longo desta semana, as temperaturas em grande parte do país vão aumentar, assim como as umidades relativas vão despencar ainda mais. Isso significa que a situação de calor e tempo seco vai se intensificar.

Calor e tempo seco pioram ao longo da semana

Até o sábado (26), grande parte do país estará registrando temperaturas altíssimas, como pode ser observado na figura abaixo. Isso inclui toda a região Centro-Oeste, boa parte do Norte e do Nordeste, e até mesmo o Triângulo Mineiro e no norte de São Paulo. Há risco de temperaturas máximas próximas dos 40°C em alguns municípios.

Além disso, também haverá uma queda expressiva na umidade relativa do país. Durante a tarde, diversos estados registrarão valores baixíssimos de até 13% - e alguns municípios podem registrar valores ainda menores, caracterizando situações de perigo.

Com isso, percebemos que os valores previstos de umidade relativa mínima para esta semana chegam a patamares próximos aos do deserto do Saara, onde a umidade relativa costuma variar entre 14% e 20%.
Vale notar que umidades relativas abaixo de 30% já configuram cenários de atenção, onde se deve tomar precauções para evitar problemas de saúde. Alguns dos seus efeitos imediatos são o ressecamento da pele, desconforto agudo nos olhos, boca e nariz e ocorrência de dores de cabeça.

No momento, previsões não indicam nenhuma frente fria muito abrangente que seja capaz de causar um resfriamento abrangente no país em Julho, sendo que um sistema assim só deve atuar novamente no Brasil a partir de Agosto.

Previsões climáticas indicam que, até o final de Julho, as temperaturas permanecerão acima da média na maior parte do país, com umidades relativas igualmente baixas em toda a porção central do país.

Para evitar problemas de saúde ao longo dos últimos dias deste mês, são sugeridas as seguintes recomendações:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite atividades físicas ao ar livre (elas podem se tornar nocivas nestas condições).
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia (especialmente início da tarde).
  • Use hidratante para pele.
  • Umidifique os ambientes de casa (deixando potes com água e toalhas úmidas expostos ao ar, por exemplo).
  • Evite bebidas diuréticas (como café e álcool).

Em casos extremos e se for necessário, o INMET recomenda obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja + Notícias/Geral