Desde que o município de Eunápolis era povoado, a atual Avenida Jonas David Fadini se transformou na maior artéria comercial da cidade, composta de grandes lojas de peças e acessórios de automóveis, grandes mecânicas, Instituto de Educação e outros tipos de comércios.
No entanto, com o passar dos anos, a parte da infraestrutura desta Avenida nunca avançou. Pelo contrário, este extenso perímetro urbano sofre abandono há anos, em determinados períodos se torna praticamente intransitável, com buracos, valetas, lamaçal, ou no verão, muita poeira.
Resultado: a Avenida perdeu a pujança, perdeu o interesse comercial, ao invés de avançar, definhou! As antigas empresas de grande movimentação tornaram-se penduricalhos, desmotivadas, algumas fecharam as portas. Ao longo da mesma, existem barracas, muito mato, insegurança, acessos ruins, carros velhos apodrecendo. Um quadro desolador.
Esta marginal, de grande importância histórica para a economia da cidade, merece mais cuidados e investimentos necessários para que volte a ser um lugar de destaque, já que é cortada pelo BR-101, com excelente visibilidade.
O prefeito Robério Oliveira anunciou que a Avenida passará por severa reestruturação, com ciclovias e estrutura moderna e impactante.