Bahia, 09 de Julho de 2025
Por: A Gazeta Bahia
08/07/2025 - 17:31:17

Um grupo de indígenas Pataxós enfrenta o Estado e bloqueou a BR-101, nas proximidades do Trevo de Monte Pascoal, próximo à cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, por cerca de 40 horas. Um protesto sem precedentes na história regional, causando grandes transtornos.

O clima ficou tenso, principalmente após uma motorista ter seu caminhão destruído e incendiado. Segundo relatos, ela foi retirada do veículo e submetida a mais de uma hora de tortura, sob severas ameaças e intensa pressão psicológica.

As filas quilométricas se estendem até os arredores de Itamaraju, e o caos se instalou na região. O tráfego esteve completamente interrompido. Famílias padeceram sem qualquer assistência por parte do Estado ou das autoridades competentes.

Os manifestantes se recusaram a liberar a rodovia federal e afirmando que só desbloquearia a pista após a libertação do cacique Saruê, preso no presídio de Eunápolis após ser detido com três pistolas e 456 munições. Não temos informações se o cacique foi liberado.

A Força Nacional de Segurança, embora presente na região, não se deslocou até o local do protesto.

O clima permaneceu tenso, e os prejuízos para a população são incalculáveis. O Estado seguiu inerte e de mãos atadas diante da situação.

Veja o vídeo:

Veja + Notícias/Geral
SURF / MIGIQUIÇABA

Praia de Mogiquiçaba se prepara para receber a quarta etapa do Baiano de Surf 2025
A charmosa vila de Mogiquiçaba, no município de Belmonte (BA), será palco de um dos maiores encontros do surf baiano em 2025. Entre os dias 25 e 27 de julho, a praia recebe uma etapa do Circuito Regional Extremo Surf e, pela primeira vez, uma etapa oficial do Campeonato Baiano de Surf, promovida pela FBSurf. Valendo pontos para o ranking estadual baiano, os surfistas das categorias de base, surf feminino e surf master se enfrentam mais uma vez, nesta quarta etapa do campeonato. Já valendo pelo CIrcuito Extremo Surf, somam pontos os atletas das categorias Intermediário, PRO/AM e Sub 14. São esperados cerca de 150 atletas ao longo do final de semana.
CONTESTAÇÃO / MADSON LIMA

Irmão do ex-candidato a vereador Cley Lima contesta informações a respeito dos votos comprados no presídio de Eunápolis
O psicólogo Madson Lima, irmão e articulador da campanha do ex-candidato a vereador derrotado, na última eleição em Eunápolis, Cley Lima, encaminhou através de WhatsApp, à editoria do agazetabahia, neste sábado, 05, informações exclusivas, contestando os trechos das matérias publicadas na imprensa, apontando Cley Lima como beneficiado nas negociações feitas no Presídio de Eunápolis, envolvendo compras de votos por R$100 para fortalecer a sua eleição para vereador. Cley, que se candidatou pelo PSD, obteve 827 votos e não conseguiu se eleger.