Bahia, 04 de Julho de 2025
Por: Agazetabahia
04/07/2025 - 07:29:10
O Cacique Suruí, chefe do Conselho de Índios da Barra Velha, conforme informações obtidas por nossa reportagem, na manhã desta sexta-feira, 04, teve prisão decretada pela Justiça, e deverá ser encaminhado para o Presídio de Eunápolis. Ele já foi preso em outras ocasiões, mas sempre liberado. Na manhã de quarta-feira (2), durante patrulhamento de rotina em área de conflitos agrários, no Território Indígena de Barra Velha, equipes da Força Nacional avistaram uma caminhonete com quatro indivíduos indígenas em atitude suspeita. Ao realizar a abordagem, foram encontradas duas pistolas com numerações raspadas e uma quantidade considerável de munições. Todos os abordados são indígenas, dentre eles, o Cacique Suruí, presidente do Conselho de Caciques de Barra Velha, cujo nome é Wellington Braz.

Ocorrência apresentada à Polícia Federal que vai apurar as responsabilidades, a origem do material apreendido e versão de cada envolvido.

Na manhã desta quinta-feira, a reportagem do agazetabahia esteve no Complexo Policial de Porto Seguro, onde o Cacique Suruí se encontrava preso. Conforme informações, o demais índios que estavam com ele foram liberados. No Complexo Policial, cerca de 10 índios, possíveis parentes de Suruí, se reuniram pressionando pela sua liberdade. A reportagem do agazetabahia encontrou dificuldades em obter maiores informações sobre a prisão de Suruí e dos demais indígenas. Neste caso, existem certas complexidades que precisam ser esclarecidas para a sociedade. O foto é da mais alta gravidade e precisa ser colocado às claras.

Veículo apreendido
- 1 Toyota Hilux branca

Armas apreendidas
- 1 Pistola Taurus 98S calibre .380
- 1 Pistola EMTAN (israelense) calibre 9mm

Munições apreendidas
- 201 municôes .380
- 1 munição .22
- 23 munições .44
- 198 munições 9mm
- 1 munição .32
- 27 munições .556 deflagradas

Carregadores apreendidos
- 2 carregadores alongados 9mm
- 1 carregador comum 9mm
- 4 carregadores. 380

Outros Materiais Apreendidos
- 4 celulares
- 2 bornais 
- 1 agenda
- 1 balaclava
- 1 quebra vidro
- 1 porta carregador duplo
- 1 coldre de polímero

Cacique Suruí preso com pistolas e munições pesadas. Foto divulgação

Veja + Notícias/Geral