Bahia, 23 de Maio de 2025
Por: A Gazeta Bahia
22/05/2025 - 20:57:20

Os prefeitos Luizinho, de Itagimirim, e Isan Botelho, de Itapebi, ambos presidentes dos Consórcios da Costa do Descobrimento, estiveram reunidos em Brasília, nesta quinta-feira (22), com o ministro Rui Costa e com o diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão, o presidente da UFPB, buscando soluções imediatas para os problemas causados pela interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no município de Itapebi, no extremo sul da Bahia.

A reunião foi proveitosa, no ponto de vista do esclarecimento oficial, e decisiva nas informações sobre a grave situação que afeta a região e as resoluções.

Conforme detalhou o diretor do DNIT, aos prefeitos, uma nova ponte será construída no local em tempo recorde, com prazo estimado de um ano para sua conclusão. Durante esse período, o DNIT realizará as adequações necessárias no desvio, conhecido como Estrada da Veracel, a fim de garantir uma trafegabilidade mais segura para os veículos.

Os pontos apresentados pelo diretor Fabrício Galvão aos prefeitos Luizinho e Isan Botelho foram os mais esclarecedores até o momento. Um dos destaques, foi o novo plano de implantar balsas nas proximidades da ponte, em um prazo de 30 dias, com o objetivo de viabilizar a travessia de veículos de pequeno porte. Ainda depende de estudos. O Departamento estará através dessas balsas minimizando o sofrimento de milhares de pessoas que se aventuram pela estrada de chão e ter que percorrer cerca de 70 quilômetros, às vezes ficando pelo caminho. Não temos informações sobre o prazo estipulado para o começo da construção dos atracadouros das balsas. Isso, depende dos esforços conjuntos de todos. Várias entidades com representação nacional estão preocupadas com a situação, e cobram agilidade por parte do Governo Federal. O ministro Rui Costa reafirmou que estará pessoalmente no momento da demolição da ponte, e que estará atento a esta questão.

Veja + Notícias/Geral
COMBATE AO ABOBUSO INFANTIL

Prefeitura de Eunápolis promove caminhada “Faça Bonito” nesta sexta (23) em mobilização contra o abuso sexual infantil
A concentração acontece a partir das 8h na Avenida Porto Seguro, em frente ao Posto Nossa Senhora D’Ajuda, a caminhada reunirá equipes do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, CadÚnico, estudantes, famílias, profissionais da rede de proteção e toda a comunidade, percorrendo as ruas da cidade em um ato público de conscientização.