Uma nova frente fria avança pelo litoral do Nordeste nesta terça-feira (13) e deve manter as condições de chuva em grande parte da faixa litorânea da Bahia, Sergipe e Alagoas. Este é o segundo sistema frontal a alcançar a região em maio e promete manter o tempo instável ao longo dos próximos dias, especialmente sobre o litoral baiano, onde a situação já é crítica devido aos elevados volumes registrados no início do mês.
Salvador em alerta após volumes extremos de chuva
A capital baiana já enfrentou chuvas extremas com a primeira frente fria de maio. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), em apenas seis dias, diversos bairros registraram acumulados de chuva muito acima da média. O bairro Barro Duro (Fundac) foi o mais atingido, com 392,6 mm de chuva acumulada. Na Ilha de Bom Jesus dos Passos, o total chegou a 326,6 mm. O bairro de Periperi teve 297,4 mm, enquanto Nova Constituinte acumulou 268,8 mm.
Outros bairros também sofreram com altos volumes, como o Mirante de Periperi, com 267,6 mm, e Águas Claras, com 267,4 mm. Com esses números, Salvador ultrapassou a média histórica de precipitação para todo o mês de maio em menos de uma semana.
Chuva forte continua nos próximos dias
Com a chegada da nova frente fria, a tendência é de chuva contínua até o final da semana, especialmente sobre o litoral da Bahia, com impactos também em Aracaju e Maceió. Segundo o mapa de chuva acumulada prevista, áreas em laranja e laranja escuro indicam acumulados entre 80 mm e 120 mm, principalmente entre o litoral sul da Bahia e o litoral de Alagoas. Com destaque para as capitais que estarão na rota da chuva.
Previsão do tempo para as capitais
Salvador (BA):
Aracaju (SE):
Maceió (AL):
Foto: Acumulado de chuva previsto entre 13 de maio de 2025 e 17 de maio de 2025. Fonte: Climatempo.