Bahia, 11 de Fevereiro de 2026
JUSTIÇA / PORTO

Postagem bomba do Bahianoticias aponta que MP abre procedimento para apurar suposto esquema em Porto Seguro
A postagem do site Bahianoticias, nesta terça-feira, 09, aponta que as ações do Tribunal de Justiça da Bahia estão a cada dia que passa se afunilando, agora com o MP-BA abrindo procedimento e decidindo abrir inquérito. Segundo a matéria: "Com as denúncias de um suposto esquema de corrupção na comarca de Porto Seguro, no extremo sul baiano, envolvendo juízes, advogados, promotor, empresários e membros do Poder Executivo municipal, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) decidiu instaurar procedimento extrajudicial para apurar os fatos. O MP-BA confirmou a medida em nota enviada ao Bahia Notícias. Conforme o órgão, o procedimento foi aberto após a obtenção de peças informativas oriundas de procedimento que tramita junto à Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Por: Bahia Notícias
09/07/2024 - 05:37:03

A postagem do site Bahianoticias, nesta terça-feira, 09, aponta que as ações do Tribunal de Justiça da Bahia estão a cada dia que passa se afunilando, agora com o MP-BA abrindo procedimento e decidindo abrir inquérito. Segundo a matéria: "Com as denúncias de um suposto esquema de corrupção na comarca de Porto Seguro, no extremo sul baiano, envolvendo  juízes, advogados, promotor, empresários e membros do Poder Executivo municipal, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) decidiu instaurar procedimento extrajudicial para apurar os fatos. 

O MP-BA confirmou a medida em nota enviada ao Bahia Notícias. Conforme o órgão, o procedimento foi aberto após a obtenção de peças informativas oriundas de procedimento que tramita junto à Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). 

“O MP-BA está adotando todas as providências formais e realizando os encaminhamentos pertinentes”, afirma a entidade. No entanto, o Ministério Público não forneceu informações adicionais diante da “natureza sigilosa da apuração”. 

A Corregedoria do TJ-BA investiga a possível prática dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, grilagem de terra, fraude processual e agiotagem. As denúncias resultaram no afastamento cautelar de três juízes: Fernando Machado Paropat Souza, titular da 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Registros Públicos; Rogério Barbosa de Sousa e Silva, titular da Vara da Infância e Juventude e Execução de Medidas Sócio Educativa; e André Marcelo Strogenski, titular da 1ª Vara Criminal, Júri e Execuções Penais".

Veja + Notícias/Geral
DÍVIDA MILIONÁRIA

Em ano eleitoral, Prefeitura de Porto Seguro que contrair mais um empréstimo no valor de R$ 50 milhões
O vereador Bolinha voltou a subir o tom contra a gestão do prefeito Jânio Natal (PL) ao denunciar o projeto que autoriza a Prefeitura de Porto Seguro a contratar um novo empréstimo de R$ 50 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Para o parlamentar, a medida é mais um passo em direção a um cenário que ele classifica como “colapso financeiro” dentro da administração municipal.