Itabela - O prefeito de Itabela, Jr Dapé, secretários de Governo e os vereadores Pedro Dapé, Alencar da Rádio e José Amaro, acompanharam na manhã desta terça-feira, dia 15, a última vistoria técnica da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) conduzida pela engenheira do programa. A vistoria também contou com a participação do técnico do SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), e da engenheira da administração Gilmara Bertoldi.
A implantação do projeto visa oferecer coleta e tratamento de esgoto e auxiliar na minimização de impactos causados ao meio ambiente. A bacia de decantação será construída no terreno em área sem qualquer risco de degradação ou agressão ao meio ambiente.
A equipe avaliou o terreno para a construção da obra e as localidades que serão beneficiadas. De acordo com a engenheira o projeto de Itabela é um dos melhores. “Este projeto é muito bom e o município deve segui-lo a risca, pela parte técnica, ele já sai daqui liberado, cabendo apenas em Brasília a liberação do recurso que após aprovado, a previsão é iniciar as licitações já em janeiro”, ressalta.
A obra será executada pelo SAMAE, o município trabalha há mais de 7 meses para que esse projeto seja colocado em prática. Ele foi feito de uma só vez para a busca de recurso, a data para a entrega da obra é de 8 meses.
“O valor do projeto é de um pouco mais de R$ 19 milhões e aprovado, prevê a implantação do sistema de esgotamento sanitário e a rede coletora de esgoto, o que vai implicar diretamente em melhorias na qualidade de vida, beneficiando neste primeiro momento, mais de 10 mil pessoas dos Bairros Dapezão, Ubirajara Brito, Pereirão e Bandeirantes”, explica o prefeito.
Hoje não existem redes de esgoto no município de Itabela, apenas algumas redes de águas pluviais que são despejadas diretamente aos corpos de água da região. A cidade não possui nada de esgoto tratado, ou seja, toda a população de Itabela ainda faz uso de fossas, valas e mananciais para lançar seus efluentes.