O ano de 2023 começou com algumas dificuldades para os municípios da Costa do Descobrimento. A gritaria por parte dos prefeitos começou de fato, no final de primeiro trimestre deste ano.
Um levantamento feito pelo agazetabahia.com, junto às prefeituras, verificou-se que as gestões encontrarão dificuldades para puderem honrar o pagamento do décimo terceiro salário de seus servidores municipais.
Essas dificuldades refletem a falta de recursos nos cofres das administrações municipais, devido a uma série de fatores, tendo como exemplo, os descontos do INSS e cortes dos repasses do Governo Federal.
Nossa reportagem ouviu alguns prefeitos, a exemplo de Luizinho, do município de Itagimirim, todos e todas ainda não têm previsão de quando poderão pagar o décimo terceiro salário de seus funcionários.
A situação é mais grave nos pequenos municípios, onde a economia local depende muito do salário do funcionalismo público. Isso refletirá diretamente nas economias dessas localidades, já fragilizadas pela crise nacional.