Bahia, 28 de Abril de 2024
Por: Ascom
26/09/2023 - 05:25:19

Organizando a Esperança foi o tema do encontro entre reitores de universidades latino-americanas e caribenhas com o Papa Francisco, que aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro, em Roma. O evento foi organizado pela Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum, em colaboração com a Pontifícia Comissão para a América latina, com o objetivo de iniciar processos de construção de pontes acadêmicas que permitam a unidade e a integração . A Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, foi um dos duzentos reitores presentes no encontro.

A programação contou com mesa de abertura e divisão de Grupos de trabalho para falar sobre quatro temas centrais: Crise Ambiental, Crise Econômica, Crise Social e Crise Cultural. A reitora Joana Guimarães participou do grupo de trabalho de Crise Ambiental e Mudanças Climáticas. Nesse grupo, cada Reitor fez um panorama geral do tema e quais as ações que cada uma das universidades tem relacionadas a ele, como projetos, programas e ações em desenvolvimento.

A partir dos grupos, foram feitas perguntas para serem direcionadas ao Papa Francisco, em um segundo momento, que ocorreu no dia 22. Em suas respostas, o Papa Francisco deixou evidente a importância que as universidades têm no papel educacional, de se juntar com a sociedade, trazendo propostas e respostas e, principalmente, na formação dos jovens considerados, por ele, a grande esperança.

"Foi um momento bastante emblemático. Na verdade, a emoção de estar em um evento como esse, de estar com o Papa, podendo estar bem de perto, é muito grande. Mesmo quem não é tão religioso, a representatividade, o simbolismo reunido faz com que seja um momento muito especial. Principalmente, o papa Francisco, que tem trazido discussões e olhares em uma série de temáticas que são importantes para a humanidade. Durantes os dois dias, discutimos questões relativas à pobreza, meio ambiente, modelo econômico, avanço tecnológico... tudo isso foi colocado em discussão", disse Joana Angélica ao falar sobre o encontro.

Ainda na visita, os reitores foram à embaixada do Brasil junto ao Vaticano e tiveram uma reunião com o embaixador para falar sobre as possibilidades de cooperação com as universidades do Vaticano. Ao final, os reitores também fizeram uma visita à Universidade Roma Tre, momento no qual conversaram com professores e pesquisadores para conhecer um pouco mais sobre a universidade e vislumbrar possíveis acordos.

Veja + Notícias/Geral