Bahia, 28 de Abril de 2024
Por: Ascom
21/08/2023 - 06:24:37

No próximo dia 25 de agosto, acontece em Porto Seguro/BA o lançamento da nova obra do premiado escritor Éder Rodrigues. O repertório de obras assinadas pelo autor chama a atenção pela condução poética com que tensiona os espectros da realidade e também pelo impacto decorrente do confronto com o mais abissal do humano. O novo livro do autor consolida essa linhagem estética a partir de uma história que fere e comove com a mesma intensidade.

A Última Rave do Século XX é uma metáfora delirante dos abismos e glórias que habitaram a transição dos séculos e permanecem em cada olhar que ainda não se despediu do século passado. Composta por elementos do noir, fricções históricas e artefatos memorialísticos, a obra constrói uma engrenagem dramatúrgica que persegue os círculos da memória e dos delírios de uma estranha senhora de meiaidade que chega num parque antigo no momento em que os portões estão sendo fechados. É aí que a obra se transforma, já que cada vertigem começa a ser alterada pela cartela de sensações, comprimidos e simulacros que o silêncio secular de nossas armaduras não conseguirá mais omitir.

Publicado pela Editora Urutau, A Última Rave do Século XX coloca uma “estranha” protagonista dentro de um parque antigo povoado por seres, ruínas e atrações inesperadas, bem na última noite do ano, ensejo em que as válvulas e crenças serão testadas junto aos botões que tudo represam ou derramam. Com personagens mergulhados em um mirabolante círculo de fracassos e ilusões, inicia-se uma jornada rumo ao que a natureza humana tem de mais frágil e incomunicável, e tudo acrescido da desestabilizadora dosagem poética que demarca a literatura premiada do escritor radicado em Porto Seguro/BA.

A obra demorou sete anos para ser escrita e compila um vertiginoso caleidoscópio de interdições, fissuras e revelações. Para entrar nesse parque junto com a protagonista, o autor adverte que é necessário “desafivelar os cintos da realidade” e embarcar em um labirinto de reminiscências, traumas e imersões que transformam a crueza da experiência humana na principal atração dessa noite em que os séculos colidem.

Com essa obra-chave, Éder Rodrigues busca potencializar o impacto do gênero dramático no âmbito da literatura contemporânea, dando continuidade ao seu repertório que completa 17 obras. Três Vírgula Quatro Graus na Escala Richter foi a última obra lançada no gênero dramatúrgico, pela qual o autor recebeu o Prêmio Guarulhos de Literatura 2019 e o Prêmio da União Brasileira dos Escritores UBE/RJ 2018-2020.

O lançamento nacional do livro contará com sessão de autógrafos, atrações com os artistas convidados Vanessa Rios, Robeilton Rios, Crislayne Bonfim, Bianca Santana e também com a participação especial da atriz Priscila Borges. O evento acontece na próxima sexta-feira, 25/08/2023, às 19h00, na Livraria Riveiro, situada no 2° piso do Porto Plaza Shopping, no centro de Porto Seguro/BA.

Sobre o autor

O trabalho literário de Éder Rodrigues é conhecido em todo o Brasil e, além da dramaturgia, se estende também aos segmentos da poesia, da prosa e da literatura infantojuvenil. Como dramaturgo, é autor de 17 peças teatrais que foram encenadas nas cinco regiões do país por importantes diretores/as da cena contemporânea e latino-americana. Recebeu o Prêmio SESC/SATED 2011 pela autoria de A Pequenina América e sua avó $ifrada de Escrúpulos, foi indicado ao Prêmio SINPARC de dramaturgia, em duas edições, e, recentemente, assinou a dramaturgia dos espetáculos Todo redemoinho começa com um sopro (2022) e Balada para sofrer com gusto (2023).

Além da carreira como dramaturgo, o autor é lembrado pela autoria do premiado O Infindável Museu das Coisas Efêmeras (Editora Telucazu/2020 - Poesia) e Carrossel de um cavalo só (Editora Ática/2021 - Infantojuvenil), tendo recebido ainda prêmios importantes do circuito literário nacional como o Prêmio Josué Guimarães 2009, que possibilitou a difusão do seu trabalho na Espanha e Portugal, o Prêmio OFF FLIP de Literatura 2017/2015 e o Prêmio FUNARTE de Criação Literária (2014/2010).

Éder Rodrigues é professor do Centro de Formação em Artes e Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia UFSB e foi recém-eleito Membro da Academia de Letras de Porto Seguro.

Serviço

Lançamento do livro A Última Rave do Século XX
Autor: Éder Rodrigues
Editora Urutau
Data: 25/08/2023
Horário: 19h00
Local: Livraria Riveiro [2° piso do Porto Plaza Shopping - Av. 22 de abril, n°101, Centro]
Entrada gratuita 

 

Veja + Notícias/Geral