Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Ascm Veracel
25/05/2023 - 06:17:12

A indústria representa quase um quarto (23,9%) do PIB brasileiro e responde por 66,4% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento. No dia em que o setor é celebrado por seu impacto na geração de emprego e renda e por sua relevância para a exportação brasileira, a Veracel ressalta ações que levam inovação ao segmento de produção de celulose. Apenas em 2023, são cerca de R$ 100 milhões investidos em melhorias e novas tecnologias.

Um exemplo de inovação industrial foi a instalação de duas novas câmeras de monitoramento da fornalha da caldeira de recuperação química, onde acontece a recuperação parcial dos químicos utilizados no processo de fabricação de celulose. A partir das câmeras, é possível monitorar e obter maior segurança, mais disponibilidade e melhor performance operacional na Caldeira de Recuperação.

“As câmeras são instaladas no segundo piso da Caldeira, com bocais refrigerados a ar que dão acesso ao seu interior. Na área dos bocais, a temperatura chega a atingir 500°C. Já no interior da caldeira, pode chegar a mais de 1.000 °C. Com essas câmeras, conseguimos obter uma visão com um ângulo de 120º, o que garante, para nossa operação, um monitoramento preciso e seguro”, destaca Cícero Santana, Especialista de Produção de Celulose da Veracel. 

Compra e venda de energia

Precisão também é um dos atributos positivos do dashboard de energia, iniciativa que proporciona agilidade na tomada de decisões estratégicas na área industrial. A partir do painel implantado recentemente, é possível gerenciar dados relacionados à produção e ao consumo da energia na fábrica, bem como o preço do valor praticado no mercado para venda da energia excedente produzida. A exportação de energia é o segundo negócio da Veracel.

“O objetivo é facilitar a tomada de decisão sobre a geração de energia, dando agilidade e trazendo maior flexibilidade ao processo, além de fortalecer a competitividade da empresa no mercado. Com esse dashboard, é possível avaliar a curva de sensibilidade dos combustíveis para queima e fazer análises para minimizar o gasto de energia na nossa planta fabril, de forma a maximizar nossa exportação de energia”, destaca Barbara Cristina Oliveira, assistente técnica responsável pelo projeto.

Ativo mundial sustentável

Considerada um ativo de classe mundial, a fábrica da Veracel deve chegar, ainda em 2023, a 20 milhões de toneladas de celulose produzidas desde o início de suas operações. Uma produção focada na sustentabilidade dos seus processos.

Em 2022, a companhia atingiu a marca histórica de 20,5 m³/tsa de uso específico de água na produção fabril, posicionando-se como uma das empresas com melhor resultado no mundo nesse segmento. Também em 2022, conseguiu reduzir em 13% o uso de gás natural em seu processo produtivo, ampliando ainda mais seu compromisso na utilização de recursos de matriz limpa. Toda a energia consumida na fábrica já é gerada a partir da queima de combustíveis de fontes renováveis. 

“Estamos falando da produção média de mais de 1,1 milhão de toneladas por ano desde que iniciamos nossas operações, em 2005. Trata-se de um número que nos enche de orgulho, pois mostra que, com inovação, sustentabilidade e responsabilidade, é possível fazer mais, sem deixar de lado o respeito à segurança”, destaca Ari Medeiros, diretor industrial da Veracel.

Para a empresa, a equação é simples: inovação, somada à segurança das pessoas e dos processos fabris, resulta em mais produtividade e competividade. “Essa cifra de 20 milhões de toneladas de celulose é mais que uma soma. É a multiplicação de objetivos de todas as áreas da empresa, em prol do desenvolvimento do nosso negócio e do Sul da Bahia”, afirma o diretor.

Em 2022, a Veracel foi considerada pela consultoria Great Place To Work, pelo 5º ano consecutivo, como um excelente lugar para trabalhar. 

Veja + Notícias/Geral