Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Ascom/ Prefeitura de Eunápolis
19/03/2023 - 07:06:20

Humanização, amor e alegria marcaram o primeiro casamento civil coletivo realizado no Conjunto Penal de Eunápolis, na manhã deste sábado (18), quando 24 casais se enlaçaram em matrimônio. O evento – promovido pela Corregedoria Geral de Justiça em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado e Prefeitura de Eunápolis - contou com a presença da prefeita Cordélia Torres; secretário da Casa Civil, Paulo Dapé; desembargador José Edivaldo Rotondano; secretário de Administração Penitenciária, José Antônio Maia; diretor da unidade prisional, tenente-coronel Cleber Santos; dentre outras autoridades.

Os 24 internos e suas companheiras, que vivem em liberdade, puderam legitimar o relacionamento por meio da certidão de casamento, que foi entregue durante a cerimônia. O momento ainda contou com a emocionante apresentação do coral "Vozes que Sonham", formado por dezenas de internos.

A unidade prisional de Eunápolis foi a segunda da Bahia a ser contemplada pelo casamento civil coletivo, resultado do projeto "Amor Fonte Transformadora do Destino".  "Essa é mais uma etapa do projeto, que mostra que o judiciário não é só julgar processo, mas também é catalizador de coisas boas. Recebam nosso amor, nosso carinho, nosso olhar diferenciado, desejamos que sejam felizes com essa oportunidade de hoje", salientou o desembargador José Edivaldo Rotondano.

Para o secretário de Administração Penitenciária, José Antônio Maia, a ação foi uma demonstração de respeito às pessoas privadas de liberdade. "Trazermos dignidade para os internos, um recomeço de vida, amor e fraternidade. Desejo que todos sejam muito felizes", desejou.

A prefeita Cordélia Torres ressaltou o sentimento de poder prestigiar o casamento civil coletivo. "É uma alegria e emoção muito grande, momento de humanização, respeito, honra, e, acima de tudo, amor. A família é um laço, então a gente se sensibiliza. Esse lugar que muitos olham como se só deveria ter só punição, eu vejo ao contrário, estamos trazendo luz. Família é uma instituição sagrada", salientou.

Veja + Notícias/Geral