Bahia, 24 de Abril de 2024
Por: Divulgação
08/03/2023 - 06:04:21

Uma noite pra ficar na história das Lojas Maçônicas do Extremo Sul da Bahia.
Com a presença dezenas irmãos, cunhadas, membros da Ordem Demolay, filhas de Jó, além de convidados, foi realizada Sessão Especial conjunta das Lojas Maçônicas Fraternidade 5 de Novembro e Força e União de Porto Seguro, para homenagear os irmãos com mais de 25 anos de atividades maçônicas nas duas Lojas.

Realizada em Eunápolis na sede da Fraternidade 5 de Novembro, a sessão presidida do Soberano Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, irmão Mucio Bonifácio Guimarães, contou também com a presença do Grão Mestre Estadual do GOB-BA, Oscimar Torres, que foram recepcionados pelo Venerável Mestre Leandro Mosselo da Fraternidade 5 de Novembro.
O evento coincidiu com a abertura das festividades dos 50 anos de fundação da Fraternidade 5 de Novembro, que recebeu as Comendas de Grande Benfeitora, tando do GOB, quanto do GOB-Ba.

Participaram da sessão também, os Veneráveis Nonato Moreira da Loja Maçônica Deus, Caridade e Justiça de Itamaraju (também condecorada com título de Grande Benfeitora), Reginaldo Alves da Loja O Esquadro de Porto Seguro, Adebonio da Silva Rodrigues, Venerável da Loja Maçônica 16 de Julho de Itapebi, de irmãos das Lojas Fraternidade Itabelense e Vale do Peruipe, dentre outras. 

O irmão Selmo Berto representou a Força e União de Porto Seguro que recebeu o título de Benfeitora.
O ponto alto da solenidade foi a entrega de 17 (dezessete) Comendas Ordem do Mérito D. Pedro I, a irmãos do Quadro de Obreiros das Lojas  presentes, os quais  atingiram mais de 45 anos de atividade maçônica.
Uma noite para entrar para a história da maçonaria baiana.
Em seu pronunciamento o Grão Mestre Estadual do GOB-BA enalteceu a parceria entre o GOB e o GOB-BA e agradeceu todo apoio recebido do Soberano Mucio Bonifácio Guimarães e do Sapientíssimo irmão Ademir Cândido Da Silva em todos os momentos da sua gestão.
O irmão Mucio, em seu pronunciamento, conclamou a todos a continuarem unidos em prol do crescimento da maçonaria da Bahia, destacou o trabalho realizado pelo Grão Mestre Estadual Oscimar Torres, parabenizou os homenageados e agradeceu o convite das Lojas para a solenidade.

O Venerável de honra da Força e União de Porto Seguro, irmão Selmo Berto destacou a alegria dos irmãos da Loja pelas homenagens recebidas, pelo fato do GOB e GOB-BA, virem até as Lojas e estarem presentes na vida maçônica dos irmãos.
O Venerável Leandro Mosselo, agradeceu aos presentes por atenderem ao chamamento para a sessão, destacando a força da maçonaria do Extremo Sul, que tem se pautado pela união e defesa das tradições e princípios da verdadeira maçonaria.
Após a solenidade foi servido um jantar aos participantes da sessão.

Veja + Notícias/Geral