Bahia, 06 de Agosto de 2025
EMBASA

Obra de R$ 19 milhões da Embasa em Eunápolis que seria inaugurada em abril poderá ser adiada
A Estação de Tratamento de Água de Eunápolis, um equipamento que se arrasta por mais de três anos, e que tinha previsão de ser inaugurada pelo Governo do Estado,.
Por: Jackson Domiciano
06/05/2013 - 15:54:08

A Estação de Tratamento de Água de Eunápolis, um equipamento que se arrasta por mais de três anos, e que tinha previsão de ser inaugurada pelo Governo do Estado, no final de abril, parece que apresenta problemas em sua estrutura física, e deverá ter a sua inauguração oficial protelada, até que novos reparos aconteçam com a chegada de outra empreiteira.

Ainda em fase de testes, a estrutura apresentou um rompimento na canalização próximo ao tanque de captação. Existem problemas que estão sendo corrigidos e serão efetivados antes dos testes finais. Os tanques também apresentam pequenas fissuras, mas sem oferecer perigos no momento.

Existem versões extraoficiais de que a Estação de Tratamento não será inaugurada na data prevista.  A população não aceita que o Governo empurre a conclusão da Estação para frente, próximo à eleição.  As comunidades eunapolitanas estão sendo sacrificadas, com a constante falta de água que se prolonga há muitos anos.

No site da Embasa, diz que as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Eunápolis, no extremo sul do estado foram concluídas em fevereiro, e que o sistema encontra-se em fase final de testes e a previsão de entrada em operação até o final de abril deste ano.

Os investimentos chegam a cerca de R$ 19 milhões, entre recursos próprios e provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), beneficiando uma população de 93 mil habitantes da sede do município. A ampliação do sistema contemplou a construção de três estações elevatórias, uma estação de tratamento de água e outra para tratamento de lodo, além da implantação de 11,5 quilômetros em adutoras e mais 14,2 quilômetros de rede de distribuição.

“As melhorias concluídas no sistema de abastecimento de Eunápolis vão proporcionar o aumento da oferta de água especialmente no centro da cidade e em bairros estratégicos, como Alto da Boa Vista e Dinah Borges. Entretanto, os reflexos serão sentidos em todo o município porque esta foi uma obra pensada para oferecer os elementos essenciais necessários ao perfeito funcionamento do sistema, incluindo entroncamentos de rede, aquisições e montagens de equipamentos”, afirma Carlos Alberto Pontes de Souza, Diretor de Operação e Expansão Sul da Embasa, durante visita a Eunápolis, na última sexta-feira.

Destacam-se também as intervenções realizadas para atendimento da população do povoado de Colônia, com população de 3,3 mil habitantes. Lá, foram implantados 6.500 metros de adutora, um reservatório, dois boosters (equipamentos que regulam pressão na rede) e 7,6 quilômetros de rede de distribuição. Já está em fase de licitação a contratação da empresa que fará a execução das 750 ligações domiciliares com instalação de hidrômetros.

Veja + Notícias/Geral