Bahia, 08 de Novembro de 2024
EDUCAÇÃO

Programa de Aprendizagem Profissional insere mais de 100 estudantes no mundo do trabalho
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, nesta quarta-feira (1), o Programa de Aprendizagem Profissional, que possibilita a contratação de aprendizes, entre 14 e 24 anos, por empresas de médio e grande portes. O lançamento aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, em Salvador, onde os estudantes serão beneficiados.
Por: Ascom/ BA
02/09/2021 - 07:05:36

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, nesta quarta-feira (1), o Programa de Aprendizagem Profissional, que possibilita a contratação de aprendizes, entre 14 e 24 anos, por empresas de médio e grande portes. O lançamento aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, em Salvador, onde os estudantes serão beneficiados.

Com o programa, os estudantes serão inseridos no mundo do trabalho com a proposta pedagógica que alia a prática à formação profissional. Inicialmente, foram contratados por oito empresas mais de 100 estudantes do curso técnico em Administração, na modalidade Médio Integrado do CEEP. Os estudantes assinaram o contrato com as empresa, cuja vigência começou hoje.

A estudante Mariana Silva Barros, 2º ano do continuum 2020/21, foi uma das contratadas e falou sobre as expectativas. “A partir deste programa, nós, estudantes, teremos a oportunidade de lançar o nosso olhar ao empreendedorismo e à intervenção social, bem como fomentar mudanças no contexto em que estamos inseridos. Somos imensamente gratos pela oportunidade de iniciar a primeira turma do Aprendiz Profissional e tudo faremos para corresponder às expectativas depositadas em nós”, afirmou.

O programa terá a duração de 15 meses, sendo quatro de formação teórica e 11 de prática em ambiente real de trabalho, com carga-horária de 1.316 horas. Os jovens aprendizes serão remunerados pelo tempo de formação e atuação, com carteira assinada e direitos garantidos, como a auxílio transporte.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues no ato, destacou o alcance desta política para o futuro dos estudantes. “Este programa é mais uma oportunidade de aprendizado neste processo de formação dos futuros técnicos de nível médio em Administração e dos demais aprendizes que serão contemplados. Isso se soma a um conjunto de políticas públicas adotadas pelo Governo da Bahia, visando a formação e a inserção cidadã dos estudantes no mundo do trabalho, a exemplo do programa Educar para Trabalhar”.

O programa conta com a parceria da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb), e do Itaú Educação e Trabalho (IET).  Também participaram do lançamento a superintendente interina de Educação Profissional e Tecnológica, Elisabete Costa; a diretora do CEEP Severino Vieira, Juçara Santos; Marcelo Gavião, superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre; e Taís Arruti, auditora Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho.

Veja + Notícias/Geral
OAB-BA

Conselheiro federal da OAB repudia acusações sem provas de candidata à eleição da OAB-BA
Coutinho afirmou que lamenta as acusações feitas por Ana Patrícia e ressaltou que tomará as providências necessárias. “A candidata se refere a casos ocorridos após a última eleição da OAB, da qual ela saiu derrotada. Naquele ano, logo após o resultado das urnas e no calor do período eleitoral, fiz uma manifestação irreverente em frente ao comitê de campanha dela, mas nada perto das acusações graves às quais ela se refere”, disse. O criminalista reiterou que a autoria dos casos citados pela advogada são desconhecidos. Segundo Coutinho, três anos depois, esses atos sequer tiveram a autoria conhecida e ele nunca foi chamado a prestar esclarecimentos perante qualquer autoridade policial.