Bahia, 03 de Setembro de 2025
Por: noticiasconcursos.com
18/07/2020 - 07:56:59

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na modalidade gratuita poderá ser emitida por pessoas de baixa renda. A proposta consta no texto do Projeto de Lei (PL) nº 3.904/2019, de autoria do deputado federal Emerson Miguel Petriv (PROS-PR).

A proposta do parlamentar tem objetivo de que a carteira seja empregada em fins profissionais. A ideia é que o programa alcance todo o território nacional. Sendo assim, o projeto esclarece que todas as etapas de emissão do documento serão gratuitas, desde os exames obrigatórios.

“Para as camadas mais pobres da população a Carteira Nacional de Habilitação – CNH constitui uma oportunidade a mais de conseguir emprego, de exercer uma atividade econômica. No entanto, com as exigências criadas pelo Código de Trânsito em vigor o custo com aulas, exames, prova de direção e outros custos administrativos, tem constituído impedimento para esta parte da população acessar os serviços de habilitação”, disse o deputado.

Justificativa – CNH Social

De acordo com o deputado, o projeto de lei tem por finalidade instituir o Programa CNH Social no âmbito nacional, destinado às pessoas de baixa renda, com a finalidade de possibilitar o acesso gratuito aos serviços de habilitação para conduzir veículos automotores.

Alguns Estados já criaram o programa como:

Bahia – Na Bahia, há duas formas de conquistar a primeira habilitação gratuita. A primeira é pela Escola Pública de Trânsito do Detran – EPTRAN, que dá acesso gratuito à primeira habilitação as pessoas de baixa renda.

Veja + Notícias/Geral
TURISMO / PORTO

Porto Seguro insiste em praticar um turismo ultrapassado, enquanto o mundo caminha em outros focos
Porto Seguro, um dos lugares mais visitados do nordeste, continua praticando um turismo insípido, teimando em oferecer os mesmos serviços praticados há décadas. Um turismo que não inovou. Pelo contrário, declinou de forma bastante visível. Não é somente o turismo de sol e praia. É preciso ofertar muito mais. Não verão, as praias de Taperapuã e uma Coroa Vermelha maculadas pelas tribos, violência, sujeira e lama nas ruas são cenários cansados que vão atrair o novo universo de público, com suas exigências e visão diferente.