Bahia, 11 de Maio de 2025
Por: A Gazeta Bahia
12/05/2020 - 16:17:37

No dia 12 de maio de 1988, o ex-governador do estado, Waldir Pires, assinou o decreto de n° 4770, determinado a emancipação do então o maior povoado do mundo. Daí em diante, Eunápolis passou a ser cidade.

Desde a data de sua emancipação, o município nunca deixou de comemorar o seu aniversário. Cada ano, desde o início da primeira gestão do ex-prefeito Gediel Sepúlvida, que o povo de Eunápolis festejava a sua data maior. Naquela época, já se comemorava a emancipação, ainda recente, com as tradicionais gincanas, as famosas micaretas, desfiles, palco das autoridades e queima de fogos quando dia já amanhecia, despertando a população para a grande festa.  

A festa da emancipação política de Eunápolis, é diferente da grande maioria das cidades. Nesta terra, a população vibra, festeja, desfila palas ruas, participa dos hasteamentos das bandeiras e comemora. Os mais velhos, que ainda caminham entre o povo, relembram das lutas para emancipar o grande povoado, motivo de orgulho para todos.

A Prefeitura tem em seu calendário, uma vasta programação para o 12 de Maio, que vai das Comendas, Feira da Cidadania, programações especiais, festa gospel, atividades esportivas, palanque das autoridades, hasteamento das bandeiras e outras ações.

Este ano, não temos nada disso! Apenas vagas lembranças, e um dia sem graça nenhuma. Nem se ouviu falar das festas. Tudo passou em branco. Que coisa mais insossa, nesses 32 anos e emancipação. Esta é primeira vez que tudo passa em brancas nuvens. Nem a alvorada!

O coronavirus nos tirou até mesmo a nossa tradicional festa de aniversário. Mas Eunápolis, vai sair dessa. O Brasil vai superar essas perdas. E seremos grandes em 2021, quando festejaremos 33 anos de emancipação.


Foto: Ceasa em Eunápolis, atualmente é a Prefeitura Municipal / Facebook.


Foto: Prefeitura Municipal / Facebook


Foto: Avenida Porto Seguro / Oxarope.com


Foto: Avenida Porto Seguro / NossaCara.com


Foto: Avenida Porto Seguro / Oxarope.com


Foto: Avenida Santos Drumont / Facebook

 

Veja + Notícias/Geral