Bahia, 29 de Março de 2020
Por: Ascom - Prefeitura de Porto Seguro
26/02/2020 - 14:26:49

Investimentos da Prefeitura em segurança nas esferas estruturais do Carnaval Porto Seguro 2020 seguiram projeto que prevê números ideais de ambulantes e barracas na área do circuito oficial, estabelecendo padrão em questões de metragem, eletricidade, iluminação e som, a fim de garantir ambiente adequado aos trabalhadores e aos foliões.

Porto Seguro também passou por um reordenamento positivo no trânsito, através da equipe da Secretaria de Trânsito e Serviços Públicos/Superintendência de Trânsito, que elaborou trajetos para a fluidez do tráfego nas principais vias do centro, além disso, o município contou com a importante Operação Verão da Polícia Rodoviária Federal na BR 367.

Cuidando do folião

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foi outro importante parceiro, atuando através do 6° Grupamento de Bombeiros Militar, com serviço de orientação, prevenção e auxílio, nas áreas de primeiros socorros, combate a incêndio e pânico, busca e salvamento, visando minimizar a probabilidade de ocorrências consumadas.

“Do primeiro dia do Carnaval até esta última noite são mais de 80 atendimentos realizados, entre ações de prevenção e orientação, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, salvamento aquático, distribuição de pulseiras de identificacão para crianças”, citou o Cap BM Erick Ferreira, subcomandante do 6°GBM, acrescentando que diariamente foram mais de 30 bombeiros militares trabalhando em grupos a pé e em viaturas, além das atividades rotineiras realizadas na sede do grupamento, com o especial enfoque em manter a cobertura em toda a cidade e Costa do Descobrimento.

Monitoramento constante

O Centro Integrado de Comunicações (Cicom) esteve no circuito “em trabalho colaborativo com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, fornecendo recurso em tecnologia”, destaca o tenente do Cicom, Jovita, explicando o serviço de drone com transmissão ao vivo para Salvador mostrando tudo o que aconteceu na área, bem como, a instalação de 45 câmeras de monitoramento ao longo do circuito, imediações da festa e em Arraial d’Ajuda.

Garantindo a tranquilidade na folia, houve forte empenho da Polícia Miliar nas ações intensicadas e com reforço de soldados para o período carnavalesco, bem como, instalação de pontos elevados de observação ao longo do circuito, patrulhas a pé pela área a fim de manter a ordem na festa para que todos se divertissem a vontade.

Uma medida nova da Corporação neste ano foram os soldados à paisana em serviço de vigilância pelo circuito, instalação de canhão de luz operando de cima dos trios elétricos e a presença de militares nos trios.

Contudo, o trabalho militar esteve atuante em alguns eixos em pontos específicos da cidade, com permanência de viaturas em locais próximos a pontos de ônibus; outra atividade foram bloqueios próximos ao Terminal Rodoviário e na Orla Norte, além do policiamento que seguiu por Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

O Ten. Cel. PM, Anacleto França, conta que os índices de ocorrências foram mínimos, apenas situações corriqueiras, o que ele credita ser “fruto de um trabalho de prevenção coibindo a violência e o horário mais cedo dos shows, contribuindo com a tranquilidade durante os dias de Carnaval”, concluiu o Cmdt do 8º Batalhão de Polícia Militar de Porto Seguro, França, citando que continuarão este trabalho no dia 29, no Carnaval do Complexo Frei Calixto. 

Veja + Notícias/Geral