Bahia, 28 de Março de 2024
Por: Ascom UFSB
16/11/2017 - 16:58:08

A Universidade Federal do Sul da Bahia publicou na segunda-feira (13) o Edital 36/2017. O documento estabelece as regras do processo seletivo para o ingresso nos cursos de graduações profissionalizantes de 2º ciclo. As inscrições abrem na próxima sexta-feira, 17 de novembro, e se encerram no domingo, 19. O resultado preliminar está previsto para o dia 6 de dezembro, com 24h para recursos, e a divulgação do resultado final deve ser feita no dia 13 de dezembro de 2017. A UFSB oferece 560 vagas neste primeiro processo seletivo.

Poderão participar estudantes regularmente matriculados na UFSB que tenham concluído um dos cursos de 1º Ciclo, Bacharelado Interdisciplinar (BI) ou Licenciatura Interdisciplinar (LI) e preencham os requisitos específicos para o(s) curso(s) de 2º Ciclo.

A inscrição deve ser feita por meio do formulário eletrônico que ficará disponível durante a fase de inscrições. Cada estudante deverá indicar até três opções distintas de cursos de segundo ciclo, em ordem de prioridade.

Os cursos de 2º ciclo da UFSB

  • No Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro) - Antropologia; Artes do Corpo em Cena; Som, Imagem e Movimento; Ciências Biológicas; Direito; Oceanologia; História. 

  • No Campus Jorge Amado (Itabuna) - Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia Florestal; Engenharia da Sustentabilidade (seq. Engenharia Sanitária e Engenharia Urbana). 

  • No Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas) - Medicina; Saúde Coletiva. 

  • Nos campi Paulo Freire (Teixeira de Freitas) e Sosígenes Costa (Porto Seguro) - Psicologia. 

Como acessar esses cursos

A participação no processo seletivo para os cursos de 2º Ciclo da UFSB só é possível após a conclusão de um dos cursos de 1º ciclo da instituição, atendendo aos requisitos do edital. Os cursos de 1º Ciclo têm duração de 9 quadrimestres, o que equivale a três anos.

A UFSB oferece anualmente vagas para ingresso em cursos de 1º Ciclo, que são os bacharelados e as licenciaturas interdisciplinares (BI e LI)  e podem ser acessados via o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou via processo seletivo para Área Básica de Ingresso (Seleção ABI) na rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários/CUNI. Em todos esses casos, é preciso ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para poder se inscrever.

Mais informações podem ser obtidas no portal da UFSB: ufsb.edu.br.

Veja + Notícias/Geral