Bahia, 28 de Março de 2024
EUNAPOLIS

Neto Guerrieri assina convênio com Sebrae e mostra ações para fortalecer o comércio de Eunápolis
EUNÁPOLIS - Destacando as diversas ações implementadas desde o início deste ano, voltadas para o desenvolvimento do município
Por: ASCOM/ Eunápolis
24/08/2013 - 10:10:03

EUNÁPOLIS - Destacando as diversas ações implementadas desde o início deste ano, voltadas para o desenvolvimento do município, o prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri, discorreu sobre os esforços da administração municipal para qualificar o município, seus agentes públicos e privados, no sentido de absorver o progresso preconizado por ambos os setores.

O prefeito fez essas afirmações durante a assinatura de um convênio de cooperação técnica e financeira entre a Prefeitura e o Sebrae na noite da sexta-feira (23/08), ao discursar com entusiasmo para um público seleto de empresários e comerciários atentos que lotaram o auditório do Hotel Portal, reafirmando a disposição do seu governo de trabalhar em parceria com o comércio, “a principal vertente econômica do município”, conforme afirmou.

Neto lembrou que nos últimos meses a administração municipal buscou organizar o comércio, realizando consulta pública sobre as questões envolvendo a mobilidade urbana e o trânsito no centro da cidade, paralelamente a uma ação política forte, com ações para fortalecer o distrito industrial e criar o parque municipal industrial em parceria com empresas privadas e instâncias superiores do setor público.

Ele lembra que ao mesmo tempo, juntamente com agentes da área técnica da administração, realizou viagens a outros estados visando atrair novos  investimentos públicos e privados para o município. “Mas nós cuidamos ainda da questão da legislação específica. Enviamos para a Câmara o projeto para a aprovação da Lei Geral, que beneficia as micro e pequenas empresas de Eunápolis”.

O resultado dessas articulações é a confirmação do investimento privado na implantação de um shopping  center, o qual deverá mudar para melhor o perfil do comércio local (geração de 900 empregos diretos na construção e mais de 2 mil com a entrada em operação de 70 lojas) e a instalação de uma faculdade de medicina, cujo impacto positivo é imensurável, tanto no aspecto econômico, quanto na questão educacional.

“Somando-se ao curso de engenharia civil que terá início no IFBA em 2014, efetivaremos um polo educacional importante para Eunápolis e região”, observou o prefeito. Na área pública, ele destaca o investimento na construção de 2.745 casas populares do programa Minha Casa Minha Vida,  previsto para os próximos meses (vai  gerar 2 mil empregos diretos nas obras de construção). Ele cita ainda que a administração vem realizando diversas obras estruturantes, como drenagem, e pavimentação, além da construção de equipamentos urbanos diversos nos bairros, a exemplo de postos de saúde, academias de saúde, creches e quadras esportivas, o que gera mais movimento financeiro no município.

Além desses benefícios, Neto lembra o apoio aos pequenos empreendedores de Eunápolis com recursos do microcrédito do Desembahia para micros e pequenos empresários, com a liberação de quase R$ 1 milhão nos últimos meses. O prefeito destaca que todos esses benefícios chegam juntamente com os reflexos do pagamento dos salários da prefeitura rigorosamente em dia, assim como o pagamento aos fornecedores da prefeitura.

“Hoje, temos mais de 90% dos recursos públicos, resultantes de licitações públicas, gastos no próprio município, o que beneficia a todos os segmentos da comunidade, possibilitando a que a economia de Eunápolis se realimente e se fortaleça todos os meses”, disse o prefeito, acrescentando que aliada a isso tudo há a moralização da máquina pública, com a transparência dos atos da administração e o combate à  corrupção.

O CONVÊNIO – O convênio assinado compreende um conjunto de ações para qualificar empresas, empresários e seus colaboradores, com vistas a desenvolver o setor comercial e melhorar as condições gerais da população. Além das questões técnicas previstas no projeto correspondente, o convênio, que tem vigência de dois anos, envolve investimentos de R$ 161 mil, oriundos do Sebrae e da Prefeitura de Eunápolis.

Conforme o projeto, os resultados esperados até 2014 são a  Melhoria na Gestão Empresarial; Participação de empresários e gestores nas ações do projeto; Aumento do número de eventos na cidade; Aumento do fluxo de clientes nos estabelecimentos comerciais da cidade; Resultados diretos para as empresas, a exemplo do aumento no faturamento; Profissionalização dos empresários e colaboradores; Inovação dos processos e serviços.

PARTICIPAÇÃO – Durante o evento no Hotel Portal, também se pronunciaram o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Roberto Martins, um dos formuladores do projeto, que explicitou objetivos e operacionalização do convênio. O Sebrae foi representado pelo coordenador regional Alex Brito, que ratificou a proposta do órgão de ajudar a desenvolver o setor comercial com qualificação e estímulos diversos. O presidente da CDL, Fabrício Ramos destacou os entendimentos que viabilizaram o convênio, lembrando, além da CDL, o Sindicom. Já o engenheiro Silvio Romero, representando entidades e instituições da sociedade organizada, parabenizou o prefeito pela disposição de trabalhar em parceria com entidades do comércio, agradecendo a todos pela presença no evento, considerado grandioso para o setor comercial.

Primeiro resultado do convênio, após a assinatura do termo foi realizada  a palestra “Caminhos do Sucesso”, a cargo do renomado conferencista Erick Penna, que durante uma hora e meia empolgou o público, mostrando novas perspectivas a quem trabalha com o varejo e lembranças de detalhes que influenciam em muito o desempenho de todos que fazem o dia a dia do setor comercial.

 

Veja + Notícias/Economia
ECONOMIA

Ruas sem CEP - Código de Endereçamento Postal em Eunápolis tem dificultado acesso às compras
A falta de Código de Endereçamento Postal, CEP, em diversas ruas na cidade de Eunápolis, tem criado sérios transtornos
ECONOMIA

Volta às aulas aquece o comércio na cidade de Eunápolis, expectativa é vender mais este ano
Há poucos dias para o início das aulas, o comércio especializado na venda de material escolar na cidade está animado