Bahia, 20 de Abril de 2024
Por: Exame e agazetabahia.com
11/09/2015 - 12:04:04

O Brasil vive grandes dilemas. Primeiro, as incertezas por parte do Governo Federal.  Os baixos índices de credibilidade junto ao povo. E finalmente, a imagem da presidente totalmente desgastada.  Enfim o País, vive um momento muito negativo. Não estamos sobrevivendo a uma crise sem precedentes, como aconteceu nos Estados Unidos, e a maioria dos países da Europa. Mas, o horizonte é ruim e sem nenhuma certeza.

Conforme matéria publicada pela revista Exame. A alta dos juros é o principal efeito para o pequeno o consumidor e investidor, depois de anunciada a perda do grau de investimento do Brasil,  pela agência de classificação de risco Standard & Poor's  na noite desta quarta-feira (9).

 O grau de investimento é uma espécie de selo de bom pagador concedido pelas agências de rating a um país e sinaliza que há baixo risco de que o governo não honre o pagamento de sua dívida. Muitos fundos de pensão estrangeiros, por exemplo, só podem investir em países que têm esse perfil de crédito (veja por que a S&P retirou o grau de investimento do Brasil).

A perda dessa proteção, portanto, deve provocar a saída de recursos de investidores estrangeiros aplicados no Brasil. Com a fuga de dólares do país, a tendência é de que a moeda americana se valorize ante o real, aponta Sidnei Nehme, diretor da corretora NGO. "Como a proporção de uso de produtos importados na produção brasileira é alta, a valorização do dólar certamente irá provocar uma alta da inflação", diz Nehme. O diretor da NGO estima que a inflação ultrapasse os 10% neste ano.

Como consequência do aumento da inflação, a perda do selo de bom pagador tende a pressionar os juros básicos no país, principal instrumento usado pelo governo para conter a alta dos preços. 

Veja + Notícias/Economia
ECONOMIA

Ruas sem CEP - Código de Endereçamento Postal em Eunápolis tem dificultado acesso às compras
A falta de Código de Endereçamento Postal, CEP, em diversas ruas na cidade de Eunápolis, tem criado sérios transtornos
ECONOMIA

Volta às aulas aquece o comércio na cidade de Eunápolis, expectativa é vender mais este ano
Há poucos dias para o início das aulas, o comércio especializado na venda de material escolar na cidade está animado