Bahia, 26 de Abril de 2024
EDUCAÇÃO

Prefeito Neto recebe autoridades dos governos e juntos assinam Termo de Compromisso do Curso de Medicina
A instalação do Curso de Medicina em Eunápolis teve uma etapa importante cumprida nesta quarta-feira, 1º de outubro. O prefeito Neto Guerrieri.
Por: Da Ascom / Saúde Por Geraldinho Alves
02/10/2014 - 13:26:08

A instalação do Curso de Medicina em Eunápolis teve uma etapa importante cumprida nesta quarta-feira, 1º de outubro. O prefeito Neto Guerrieri, o secretário municipal de Saúde, Mário Gontijo, e a secretária municipal de Educação, Adail Brito, assinaram o termo de compromisso entre o município, o Estado e a União, para a abertura do Curso de Medicina na cidade. O documento foi trazido e assinado também pelo secretário nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, e pelo secretário estadual da Saúde, Washington Couto.

Prefeito - “Eunápolis já vem se preparando para o salto de qualidade na educação desde que assumimos a gestão” disse o prefeito Neto Guerrieri. “Com o vetor da capacitação profissional estamos ampliando a oferta de cursos no ensino superior. A chegada do Curso de Medicina é parte da nossa visão de que a educação é transformadora. Outros cursos serão anunciados em breve”, disse o prefeito. “Conseguimos no programa ‘Mais Médicos’ trazer 14 médicos cubanos para Eunápolis, estamos construindo 13 Unidades Básicas de Saúde pelo PAC e agora estamos trazendo, com o governo federal e o governo estadual, o Curso de Medicina”, pontuou Neto. 

Licitação - O novo curso será implantado por uma instituição de ensino privada a ser definida por meio de licitação, que será a próxima etapa. A Faculdade que vencer a licitação terá a obrigação de investir no município, oferecerá bolsas (além do FIES e PROUNI) e o programa de residência médica, no SUS.

A iniciativa faz parte do ‘Programa Mais Médicos’, do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, para a expansão e melhoria da formação de profissionais na área da Saúde. Eunápolis é uma das seis cidades baianas contempladas. No país foram 39 municípios beneficiados com a autorização. Com o termo assinado, um processo seletivo será aberto ainda neste mês de outubro. As faculdades selecionadas vão ter o prazo de um ano para iniciar as aulas. O processo de escolha dos municípios abrangeu desde a necessidade do curso na região até as capacidades para a realização de atividades práticas de ensino.

“O Estado tem o papel de garantir que as estruturas de saúde permaneçam. Nós já temos Eunápolis como um pólo de Saúde regional. O objetivo curso é ampliar a formação de mais médicos para ampliar o atendimento à população”, afirmou Washington Couto, titular da Sesab.

Presenças - No ato, realizado após um almoço no Hotel Porto Nápolis, estavam presentes também a diretora da 8ª Dires, Vivian Viana; a coordenadora da Atenção Básica, Gisele Garcia; o chefe-de-Gabinete, Rafael Oliveira, além dos vereadores Jota Batista, José Carlos dos Taxistas, Jorge Maécio, José Ramos Filho e Lucas Leite.

Veja + Notícias/Geral