Bahia, 19 de Março de 2024
ECONOMIA

Veracel: inauguração de obras trazem novos horizontes para pescadores de Belmonte e Cabrália
E é este equilíbrio entre a Veracel e os pescadores locais que tem contribuído para o desenvolvimento da nossa região”, afirma o diretor.
Por: Assessoria de Comunicacao Veracel
13/06/2014 - 18:04:58

Os moradores das colônias de pescadores de Belmonte (Z-21) e de Santa Cruz Cabrália (Z-51), no Sul da Bahia, mais do que pescando peixes, estão redescobrindo no mar e em terra firme a oportunidade de vislumbrar novos horizontes para as suas comunidades. Graças a uma parceria entre Veracel Celulose e as prefeituras destes municípios, no último dia 11/06 foram inauguradas quatro importantes obras que beneficiarão a atividade pesqueira na região. Essas obras fazem parte do programa socioambiental da Veracel de apoio à atividade pesqueira, em atendimento ao licenciamento ambiental do Terminal Marítimo de Belmonte (TMB) junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renováveis (Ibama).

Com um investimento de mais de meio milhão de reais, a Veracel financiou a construção de uma fábrica de gelo, uma rampa de acesso para o embarque e desembarque dos mais variados tipos de embarcações e a reconstrução do atracadouro para barcos, em Belmonte. Além disso, foi construído um atracadouro para barcos para os pescadores do município de Santa Cruz Cabrália. “Antes tudo era feito com muita dificuldade e agora isso mudou. Podemos fazer nossas atividades com muito mais segurança e dignidade”, afirma Antônio Justiniano Monteiro de Aquino, presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores de Belmonte. “Isso é a realização de um sonho antigo de todos nós e que vai nos ajudar por muitos anos”, acrescenta a presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores de Santa Cruz Cabrália, Cleonice Aragão.

De acordo com o diretor de Operações da Veracel, Ari Medeiros, a concretização destas obras é fruto de um diálogo constante que a Veracel vem desenvolvendo com todas as comunidades em que promove suas operações. “Para nós da Veracel, um relacionamento só tem sucesso quando ambos os lados aprendem a ouvir e a falar, sabendo compreender no equilíbrio as necessidades e limitações de cada parte. E é este equilíbrio entre a Veracel e os pescadores locais que tem contribuído para o desenvolvimento da nossa região”, afirma o diretor.  

O coordenador de Controle Ambiental da Veracel, Tarciso Matos, recebeu uma homenagem dos pescadores de Santa Cruz Cabrália pela parceria e pelos trabalhos desenvolvidos na comunidade e foi contemplado com o título de “Membro da Comunidade Pesqueira de Santa Cruz Cabrália”. “Há cerca de quatro anos, iniciamos o diálogo com essas comunidades pesqueiras e isso se transformou em um bom relacionamento. Essa é a consagração de que estamos seguindo no caminho certo”, declarou emocionado.

Os eventos de inauguração aconteceram nas Colônias de Pescadores de Belmonte e Santa Cruz Cabrália e contaram com a presença de representantes da Veracel, autoridades locais, pescadores e comunidades dos dois municípios.

 

Veja + Reportagem Especial