Bahia, 29 de Abril de 2024
SAÚDE

Outubro Rosa será marcado por vários eventos e campanha contra o câncer de mama em Porto Seguro
Na cidade, a campanha já conquistou vários adeptos, e se espalha por toda cidade, especialmente junto à bancada de vereadores e funcionários da Câmara Municipal.
Por: Rose Marie e Jackson Domiciano
02/10/2013 - 16:58:24

 Em Porto Seguro (extremo sul da Bahia) o monumento do navegador Pedro Álvares Cabral, na área central da cidade, terá uma iluminação na cor rosa, durante todo o mês de outubro, em referência à Campanha ‘Decisão de Peito’. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, da Câmara de Vereadores de Porto Seguro, da Secretaria de Saúde e acontece quinta-feira, 3 de outubro.

A secretária de Saúde do Município, Edna Alves, esteve nesta terça-feira, na rádio Ativa FM, na cidade de Eunápolis, durante o programa Sociedade Anônima, onde fez as abordagens sobre o evento. Na oportunidade a prefeita Claudia Oliveira, também concedeu entrevista por telefone, falando da importância da campanha e conscientização contra o câncer de mama.

Na cidade, a campanha já conquistou vários adeptos, e se espalha por toda cidade, especialmente junto à bancada de vereadores e funcionários da Câmara Municipal, que já estão indo trabalhar usando laços de fitas cor de rosa, camisas do mesmo tom ou mesmo os botons da campanha. Instituições financeiras oficiais como o Banco do Brasil e a CEF estão emitindo extratos bancários em papel cor de rosa.

Um banner com a logomarca do movimento Porto Seguro Rosa – Decisão de Peito - está afixado no Trevo do Cabral e o Portal da Cidade, na ladeira logo após a rodoviária, já tem a cor rosa e o alerta para a campanha contra uma doença silenciosa que atinge mulheres e também pode atingir os homens.

CAMINHADA E FEIRA PARA CONSCIENTIZAÇÃO

A Campanha Outubro Rosa em Porto Seguro começa com uma caminhada pela conscientização, nesta quinta-feira, 3 de outubro,com saída do Trevo do Cabral a partir das 8h. O grupo vai percorrer as principais ruas da cidade, distribuindo folhetos e botons e alertando para a necessidade do exame preventivo.

A caminhada segue até a Praça da Bíblia, em frente ao Estádio Municipal Toca do Guaiamum, onde a secretaria de Saúde do Município vai montar a Feira da Saúde, com oferta de exames e orientações sobre a saúde da mulher. Segundo a secretária Edna Alves, “os casos suspeitos serão imediatamente encaminhados para confirmação de diagnóstico e tratamento médico pelo SUS”.

Um stand instalado na Feira da Saúde terá equipamentos e pessoal especializado para realizar a mamografia no mesmo local. Não precisa de pedido médico para fazer o exame. Além disso, todos os postos de saúde no município devem atender prioritariamente às mulheres durante todo o mês de outubro. A meta, disse Edna Alves, é atender perto de 15 mil mulheres durante a campanha Outubro Rosa, inclusive com procedimento de exame preventivo.

SESSÃO SOLENE NA CÃMARA

A programação do Outubro Rosa atende uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Porto Seguro, por sugestão de Lívia Bittencourt (PMDB) e que foi logo acatada por todos os vereadores, importantes setores da comunidade, empresas, imprensa, e Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria de Saúde.

Também no dia 17 de outubro será realizada na Câmara de Porto Seguro, uma sessão solene para avaliar o movimento e tratar deste alerta. Como assinalou a vereadora Lívia Bittencourt, é a primeira vez que assunto desta natureza será tratado no município, conscientizando sobre os cuidados e prevenção do câncer de mama.

Na sessão solene, programada para 17 de outubro, a jornalista Bebel Magalhães, sobrevivente de um câncer de mama, vai prestar um depoimento relatando sua trajetória até a cura, como enfrentou a doença e como o apoio da família, marido e o filho, foram importantes para superar a doença, além é claro, da autoestima pessoal da jornalista hoje radicada em Porto Seguro.

 

 

Veja + Notícias/Saúde
EBOLA

Cerca de 20 mil casos de Ebola já foram registrados na África deixando 7.500 pessoas mortas
Casos também foram registrados na Espanha e nos Estados Unidos e, em outubro, foi identificado um no Mali.
SAÚDE

Médicos a serviços de laboratórios dizem em receitas, que medicamentos prescritos não devem ser substituídos
Trabalhadores das farmácias denunciam que, os médicos determinam exclusividade laboratorial, esquecendo o principal, que é o princípio ativo.