Bahia, 29 de Abril de 2024
SAÚDE

A SESAB/Eunápolis desmente matérias sobre índice de notificações de Aids
A SESAB/Eunápolis, através da diretora Vivian Viana, também afirma : “A SESAB não reconhece os números apresentados nos noticiários”.
Por: Jackson Domiciano e Redação A Gazeta Bahia.
29/07/2013 - 10:37:03

 As matérias publicadas em inúmeros veículos de comunicação em todo Brasil, sobre o alto número de pessoas infectadas pelo vírus da Aids, em Eunápolis e Porto Seguro, postadas desde o dia 09 de julho, estendendo-se até a presente data, e reproduzida 570 vezes, teve repercussão negativa sobre os dois municípios, que merecem retratações imediatas.

O município eunapolitano figura nas matérias com 52 casos notificados no primeiro semestre. Só que nenhuma das notícias citou a fonte onde consta o tal índice, e de forma imprudente foram sendo copiadas e coladas aleatoriamente por todo País e especialmente nesta região.

Na quinta-feira, 25, a Secretaria de Saúde de Eunápolis, através do Programa Municipal DST/HIV/AIDS/HV e as unidades SAE/CTA  fizeram uma Nota de Esclarecimento, mostrando que os dados apresentados nas matérias não foram fornecidos pela Secretaria de Saúde do Município de Eunápolis.

Diz a Nota, que os números alarmantes citados não são de conhecimento do SAE/CTA. E afirma ainda, que até a presente data, foram registrados 10 novos casos de AIDS, oriundos não só de Eunápolis, como também de Itabela, e Guaratinga.

Esclarece de forma veemente, que não há no momento, nos registros dos órgãos públicos da Saúde, altos números de contaminação por HIV e/ou óbitos por agravos relacionados à Aids. E vai mais adiante, quando diz, que um assunto tão relevante, importante se faz, construir a informação através de zelo e certezas, de forma a não gerar tabu e mitos.

Dados revelam que existam no Brasil 530 mil pessoas com HIV e a incidência da doença é de 0,3% da população. Segundo o MS, desse total, 124 mil pessoas não sabem que estão infectados.

A SESAB/Eunápolis, através da diretora Vivian Viana, também afirma que os números apontados pelas matérias não têm nenhum embasamento. “A SESAB não reconhece os números apresentados nos noticiários”, disse Vivian.

 

Veja abaixo o teor da Nota de Esclarecimento

Veja + Notícias/Saúde
EBOLA

Cerca de 20 mil casos de Ebola já foram registrados na África deixando 7.500 pessoas mortas
Casos também foram registrados na Espanha e nos Estados Unidos e, em outubro, foi identificado um no Mali.
SAÚDE

Médicos a serviços de laboratórios dizem em receitas, que medicamentos prescritos não devem ser substituídos
Trabalhadores das farmácias denunciam que, os médicos determinam exclusividade laboratorial, esquecendo o principal, que é o princípio ativo.