Bahia, 18 de Abril de 2024
Por: Ascom - Prefeitura de Porto Seguro
05/07/2020 - 08:56:25

A Prefeitura de Porto Seguro vem a público declarar total apoio à categoria médica e demais servidores da saúde que atuam em todo Brasil e, especialmente em nosso município, pelo empenho e dedicação com que têm exercido sua principal missão: salvar vidas, principalmente no delicado momento de pandemia que atravessamos.

Lamentamos por declaração dada por uma médica do município em uma de nossas redes sociais em entrevista veiculada no último dia 30 de junho, que tinha como objetivo esclarecer dúvidas acerca do protocolo e da medicação adotados pelo município de Porto Seguro.

Ressaltamos que não corroboramos com a fala e repudiamos qualquer tipo de interferência nas condutas adotadas pelos médicos que têm total direito de exercer a profissão com autonomia, não sendo obrigados a prestar serviços que contrariem sua consciência ou que não desejem, cabendo a cada um deles zelar pelo perfeito desempenho ético da medicina e bom conceito da profissão.

Respeitamos a autonomia e profissionalismo de toda categoria e nos cabe um sincero pedido de desculpas pela publicação, não compactuando de maneira alguma com tal declaração feita de forma isolada por uma profissional.
Cabe-nos esclarecer que no dia 8 de junho foi publicada em Diário Oficial a atualização da Nota Técnica COE Saúde 02 que trata das orientações sobre proposta de tratamento farmacológico para a Covid-19/Protocolo Covid-19 de Porto Seguro. O documento foi elaborado por 13 técnicos em Saúde do município e é composta por um conjunto de medicações que podem ser adotadas segundo critérios médicos. O uso desses medicamentos, incluindo a hidroxocloroquina, fica a total critério do médico, tendo em vista o atendimento individualizado, contexto do paciente e serviço.

Sendo assim, reiteramos nossos agradecimentos, respeito e consideração ao trabalho exercido por todos os médicos e profissionais da área de Saúde que se dedicam no dia a dia do Hospital Luís Eduardo Magalhães, de toda nossa rede municipal de atendimento, nas UPAs, nas Unidades Básicas de Saúde e na rede privada. Saibam que estamos ao lado de vocês e temos total convicção das condutas adotadas com ética, respeito e compromisso científico.

Veja + Notícias/Geral