Bahia, 10 de Agosto de 2020
PORTO SEGURO / COVID- 19

Prefeitura em parceria com a UFSB desenvolve projeto de atendimento à população
A Secretaria de Saúde de Porto Seguro, em parceria a UFSB, amplia as estratégias de atendimento aos pacientes que buscam as unidades de saúde da família, com sintomas característicos da COVID-19.
Por: Ascom - Prefeitura de Porto Seguro
05/07/2020 - 07:37:42

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro, em parceria a UFSB, amplia as estratégias de atendimento aos pacientes que buscam as unidades de saúde da família, com sintomas característicos da COVID-19. Já em desenvolvimento no município,  o projeto TeleCuidados no SUS, que consiste oferecer atendimento e consulta médica domiciliar via telechamadas aos casos suspeitos do coronavírus, com classificação de síndrome gripal, conta com a atuação das equipes multidisciplinares na rede da atenção básica.

Para o secretário de saúde, Kerrys Ruas, a unificação dos trabalhos envolvendo a Universidade UFSB e a gestão do SUS municipal representa mais um posicionamento na promoção do cuidado e prevenção a pandemia. "De forma virtual e remota temos exercido o alcance ainda maior para os casos não confirmados, mas que requer total atenção participativa da gestão pública e demais atores sociais, a exemplo da relevante contribuição da UFSB. Espera-se, com os resultados, contribuir para o enfrentamento da pandemia em Porto Seguro, aproximando os profissionais de saúde dos usuários do SUS, em tempos de necessário distanciamento social para prevenir o risco de transmissão da covid-19 e colaborar com a vigilância em saúde e atenção básica no âmbito das ações e estratégias desenvolvidas para combater o avanço do novo coronavírus no município", declara.  

Participação do projeto

Para ser inserido ao projeto TeleCuidado, o paciente precisa assinar termo de consentimento livre esclarecido na unidade de saúde, após atendimento, ou realizar gravação autorizando o monitoramento dos profissionais de saúde quando a equipe entrar em contato.

Período de quarentena

Destacado pela elaboração diária de relatórios clínicos, o serviço à distância ocorre durante 14 dias do isolamento social do paciente, tendo o objetivo de oferecer acompanhamento e monitoramento dos sinais e sintomas, além de abranger a atenção do cuidado humanizado, dando ênfase a saúde mental do paciente, bem como reduzir o fluxo presencial nas unidades da rede municipal, contribuindo para o controle da pandemia.

Medidas protocolares

Sob a coordenação da drª Rocío Alvarez (UFSB), juntamente com a participação do assessor de planejamento da Secretaria de Saúde, Gleison Alves, o paciente que apresentar  intercorrências no quadro de saúde, com possível agravamento, a Secretaria de Saúde é notificada a fim de implementar os devidos encaminhamentos inseridos no protocolo adotado no município.

Veja + Notícias/Geral
ITAGIMIRIM

Prefeitura de Itagimirim, por meio da Assistência Social, está engajada no Programa Primeira Infância, ferramenta desenvolvida pelo CRAS
O Programa Primeira Infância no SUAS, desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é uma ferramenta indispensável para a defesa dos direitos das crianças em nosso país.